Translate

Mostrar mensagens com a etiqueta 2011. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta 2011. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Quinta do Monte d´Oiro Lybra Rosé 2011

Característica diferenciadora: Equilíbrio
Preço: 8€

Onde: Garrafeiras especializadas.

Nota pessoal: 16,5

Comentário: O Rosé de verão perfeito. Cor rosa pálido, sem parecer sumo, como a maior parte dos Rosés que agora se fazem. Nariz mais vegetal que de fruta, sem notas a prevalecer de fruta. Acho mesmo muito vegetal. Na boca é excelente. Seco qb, sem enjoar nada e com um corpo e estrutura invulgar para um Rosé. Não é um vinho simples. Serve perfeitamente para beber ao fim da tarde, bem fresco (7º - 8º) ou a acompanhar peixe, carne branca ou saladas mediterrânicas a 10º-11º. Excelente Rosé.

Provador: Mr. Wolf

domingo, 9 de setembro de 2012

Campolargo Alvarelhão 2011

Característica diferenciadora: Tudo!

Preço: Não sei. Eu pagava 15€-20€ por garrafa!

Onde: Garrafeiras especializadas.

Nota pessoal: Um 17 diferente, pelo prazer que dá em beber!

Comentário: Vinho completamente diferente do que estamos habituados. De cor mais translúcida que o normal, mas com brilho e tonalidade viva. Aromas imediatos de fruta fresca, vermelha. Floral também.
Na boca é surpreendemente cremoso e "amanteigado"... como não percebo muito disto, não tenho problema nenhum em dizer que a única prova com algumas semelhanças que me recordo é de alguns tintos novos do Vale do Loire. Madeira ligeira no final que lhe dá muita graça.
Muito, muito bom.
Este vinho é de origem do Dão, produzido 100% da casta Alvarelhão com desengace total e pisa a pé. Foram produzidas apenas cerca de 2000 garrafas. Espero que seja para repetir.
É diferente, mas é excelente e muito gastronómico. Beber a 15º.

Provador: Mr. Wolf

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Soalheiro 2011

Característica diferenciadora: Elegância
Preço: 9€

Onde: Distribuição em geral e garrafeiras especializadas

Nota pessoal: 17,5

Comentário: Naturalmente excelente. Ligeiro ainda no amarelo palha. Bebido a seguir ao Soalheiro 2008. Diferente. E já significativamente diferente das garrafas de 2011 provadas há 3 ou 4 meses atrás e comentadas no blog. Menos ananás, menos frutado, mas a ganhar músculo. É duma delicadeza impressionante. Tem acidez que sobra, mas sem chatear nada. É delicado e parece "levezinho", mas deixa as papilas gustativas saciadas de experiências. Muito bom. Bebe-se já, mas deve deliciar nos próximos 10 anos.
Provador: Mr. Wolf



domingo, 24 de junho de 2012

Casa Santa Eulália Superior Alvarinho 2011

Característica diferenciadora: Alvarinho fora da região demarcada
Preço: 6€

Onde: Garrafeiras especializadas e Makro

Nota pessoal: 15,5

Comentário: Limpo e bem feito. Nariz sem cair no tropical. Seco. Leve, sem exageros. Vinho interessante e a bom preço. Acidez leve, lima. Interessante interpretação do Alvarinho.
Provador: Mr. Wolf

domingo, 13 de maio de 2012

Soalheiro Alvarinho 2011

Característica diferenciadora: Elegância tropical
Preço: 8,5€

Onde: Garrafeiras especializadas e distribuição

Nota pessoal: 17
Comentário: Amarelo palha... ainda. Nariz distinto. Aromas imediatos de ananás. Vinho ainda a estagiar, na minha opinião. Precisa de garrafa. Deve-se servir bem fresco (recomedo uns 8º), em copos ligeiramente maiores na túlipa. À medida que o vinho "abre" e a temperatura sobe, deliciem-se...meloso, tropical, doce mas com uma acidez impressionantemente gulosa. Levíssimo. Acredito que em 1 ou 2 anos, vai estar extraordinário, pois ainda está muito tímido.

Relação preço/qualidade imbatível.
Distribuição imbatível... encontra-se praticamente em todos os supermercados, ou garrafeiras.

Excelente. Vinho para qualquer mesa do mundo.
Provador: Mr. Wolf



sábado, 14 de abril de 2012

Visita ao Soalheiro

O que aconteceu: Fomos visitar a quinta do Soalheiro.      
Prova simples dos útlimos vinhos Alvarinho da Quinta do Soalheiro.
Percebe-se porque os vinhos são tão bons. O cuidado em redor deste vinho é evidente, pela forma como o Produtor e a equipa falam sobre este vinho. São de facto uma família. O vinho antes de ser produzido já é muito "mimado"... é um vinho de convicção muito forte que se começou a desenhar em 1974, contracorrente e ousado. É um vinho de convicção, mas elegante para quem o conhece. É um vinho com passado e de futuro certamente.

Um muito obrigado por nos receberem de forma tão cordial e amigável.

Prova

Soalheiro 2011: Elegância e vibração. Vibra-se com os aromas tropicais, nesta garrafa dominados por ananás doce e algum maracujá. Muita elegância e acidez muito bem integrada. Um luxo. Simples na forma, mas muito complexo no conteúdo. É de encher as garrafeiras com este vinho para apreciar durante muitos anos.

Soalheiro Primeiras Vinhas 2010: Acordaram-no a meio do sono... e como é normal, não está de bom humor. Deixem-no repousar. Untuoso e pesado. Cor muito bonita, amarelo trigo, meloso. Aromas de quem ainda estagia... fechadissimo. Para arejar 2 horas ou então guardar no mínimo 1 ano. Depois promete ser na linha dos anteriores. Esgotado... procurem-no.

Reserva 2010: Elegância pura. Pronto para beber e desejoso de ser guardado para ganhar pujança. Verde, madeira bem integrada, complexo, fino e com um final muito bom.

Parabéns.