Translate

Mostrar mensagens com a etiqueta Douro. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Douro. Mostrar todas as mensagens

domingo, 2 de junho de 2013

Quinta do Portal Reserva 2004


Característica diferenciadora: Grande Douro.

Preço: 25€

Onde: Garrafeiras especializadas

Nota pessoal: 17.5


Comentário: Um vinho com 2 ou 3 anos dificilmente pode ser um grande vinho (para mim...), pode ser vaidoso, exuberante... Mas um grande vinho tem de ter no mínimo 5 anos. Como este. Com 9 anos, está majestoso, grandioso, complexo, cítrico, volumoso...

Mas por partes...

Cor impecável. Opaco, rubi com tons de barro escuro, mas limpo.
Notas fenolicas e mentoladas imediatas... mas não chateiam. Algum couro. Passado algum tempo os aromas deliciam-nos com notas de ervas frescas, lavanda, alfazema.
Na prova de boca licor de café.
Acidez ainda presente, musculado e muito fresco. Está talvez no seu topo de forma... vantagem das garrafeiras dos pais... têem mais paciência que nós, guardam-nas e depois temos destas surpresas.

Excelente lote com Touriga Nacional (50%), Tinta Roriz (40%) e Touriga Franca (10%) com 9 meses de estágio em Carvalho Francês. Nada marcado pela madeira, e muito bem balanceado. Excelente representante do Douro, conservador mas com aquilo que é preciso para estar ainda "moderno".

Muito bom. Adorei.

Provador: Mr. Wolf 

Quinta do Crasto Vinha da Ponte 2007


Característica diferenciadora: Tudo!

Preço: 100€

Onde: Garrafeiras especializadas

Nota pessoal: 18,5


Comentário: Provado na companhia do Bruno e amigos, já documentado no blog pelo caríssimo Bruno!

Provar Quinta do Crasto é sempre bom. Ter a oportunidade de o provar num ambiente de amigos que apreciam vinho, é muito bom. Juntar estes dois requisitos e adiconar o "carimbo" Vinha da Ponte... é idílico.

Decantado a preceito, naturalmente.
Servido com parcimónia...Servido a 16,6 de temperatura, investigado no copo com ansiedade... foi mais ou menos assim...

Tentar manter uma prosa coerente e ligada sobre este vinho não é de facto fácil... pois o cérebro, enquanto escrevemos, pulveriza-nos com memórias gustativas e aromáticas impossíveis de descrever... por isso vou tentar:

Impenetrável na cor. Limpo, mas muito escuro.

Reservado de aroma inicialmente... a temperatura "faz-lhe" isto. Ligeiro bombom. 10 minutos depois...Voilá! Muito, muito perfumado.
Eloquente nos aromas.
Muita fruta vermelha, estilo framboesa. Com o passar do tempo, a fruta "amadurece", fica mais escura...Nariz muito vincado, especiado, químico... e sempre em constante transformação.
Marcado pela barrica, muito fina, perfeita.
Prova de boca muito aveludada, com concentração quanto baste, e muito equilíbrio entre a acidez, fruta e mineralidade.
Final absolutamente delicioso... Delicioso.

Do melhor que se produz em Portugal, sem sombra de dúvidas.

Provador: Mr. Wolf 

Duas Quintas 2008

Característica diferenciadora: Consistência e qualidade

Preço: 8€

Onde: Distribuição

Nota pessoal: 16

Comentário: Talvez dos rótulos mais conhecidos de Portugal... sempre sinónimo de qualidade e longevidade. 
Cor regular, rubi.
Nariz fechado. Muito fechado mesmo. Bastante mineral. Alguma grafite.
Boca cheia no entanto pouco frutada. Pimenta preta discreta, muita grafite, textura de giz.
A pedir repouso, como a maior parte dos vinhos de 2008 actualmente...
Repouso... e compensará.

Provador: Mr. Wolf 

Perdigota Reserva 2008


Característica diferenciadora: Terroir e simplicidade

Preço: 6€-7€

Onde: Garrafeiras especializadas

Nota pessoal: 16,5


Comentário: Das poucas que ainda restam, nunca desiludem. Vinho das caves do Pocinho, sempre com muita qualidade, desde 2003... pelo menos, provo-os desde esse ano... agora com imagem mais cuidada.
Cor cereja. Muitos aromas químicos e balsâmicos.
Acidez elevada e fruta madura, escura. Prova de boca a dizer-nos que ainda vai ganhar muito em garrafa. Necessita "polir" alguma rispidez que ainda tem... mas muito bom, genuíno e com qualidade. Recomendo... se encontrarem.
Se forem para os lados do Pocinho, procurem pelas caves do Pocinho... por trás da estação de comboio. É aí. Tem loja, são simpáticos e os produtos são bons.

Provador: Mr. Wolf 

Poeira 2008


Característica diferenciadora: Poeira.

Preço: 30€

Onde: Garrafeiras especializadas

Nota pessoal: 18


Comentário: Cedo seguramente para estar em topo de forma... mas há que ir provando para saber. E assim foi com este... acompanhado numa prova de luxo, mostrou-se como sempre. Muito bom, cheio de personalidade, mas ainda a "crescer". Ainda é muito jovem...
Escuro no copo. Opaco... muito opaco.
Nariz com notas de barrica e aromas bastante "verdes". Qaundo areja, manifesta-se mais balsâmico, fechadíssimo ainda... Sândalo, misterioso. Muito elegante, mas tem muita força e quando se começa a descortinar alguma fruta, ganha muito volume na prova de boca.
Cheio, persistente e muito volume.

Este de 2008 é para guardar... mesmo!

Provador: Mr. Wolf 

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Quinta do Noval 2008



Característica diferenciadora: Luxo

Preço: 30 €

Onde: Garrafeiras de Mourinho Wines (Mercado do Forno do Tijolo – Anjos)

Nota pessoal: 17,5

Comentário: A Noval entrou nos vinhos DOC Douro, salvo erro em 2004, e logo mereceu grande destaque por parte da crítica e dos demais apreciadores. Entusiasmado pelo que ia lendo e pelas muitas conversas que ia ouvindo aqui e ali, lá decidi abrir os cordões à bolsa e comprar uma garrafa (na altura bem mais cara do que agora). Chegado o dia da abrir (com toda a certeza poucos dias depois da compra, que material deste calibre não pode ficar muito tempo à espera), a expectativa era mais do que muita. Boa comida, boa companhia e o vinho … mas o vinho ficou muito aquém do que esperava! Não me lembro exactamente do que não gostei, mas foi de tal forma que até este 2008 nunca mais comprei um Noval.

Entusiasmado com os comentários que o meu colega blogger, Mr. Wolf, tem feito aos DOC Douro, não resisti e tentei fazer as pazes com o vinho … e não é que ficámos mesmo grandes amigos?! Diria mesmo amigos chegados, próximos, daquelas que queremos ter sempre perto de nós! J

Este Noval 2008, apresenta-se não muito carregado na cor e ainda com evidência de madeira, mas de grande qualidade e distinção. Que nariz! Frutas vermelhas, chocolate amargo e pimentas compõem o ramalhete. Na boca ficamos com uma sensação de cremosidade, enfim … de luxo! Profundo intenso e longo! Excelente acidez, excelente frescura e grande prestação à mesa, onde acompanhou um simpático lombo de porco assado no forno … hoje era dia para o vinho brilhar!

Provador: Bruno Miguel Jorge

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Ultreia 2010


Característica diferenciadora: Perfil delicado e intenso.


Preço: 45€

Onde: Garrafeiras especializadas..

Nota pessoal: 18

Comentário: Uma estreia! É sempre com muita apreensão que se provam estes rótulos novos do caríssimo Dirk... procuro ir sem preconceitos nem expectativas... nunca sei se é um estilo Redoma, que muito gosto e admiro, ou um estilo Charme, que aprecio...
No copo maravilha logo pela vivacidade e destreza do jorrar...Rosado, média concentração... literalmente rosado!
Nariz de groselha... fruta muito fresca e encarnada, sem estar ainda madura.
Estive uns bons 5 minutos só a deliciar-me com os aromas... muito bom.
Boca redonda, fruta vermelha redonda, memórias imediatas de corneto de morango.
O vinho impressiona pela acidez e pelo final cítrico qb, frutado e com uma acidez camuflado e secura estonteante! Só pode melhorar em cave e vai seguramente ser um vinho de muita finesse e classe...
Muito, muito bom.
Finíssimo, delicado, acidez final brilhante.
Parabéns.

Provador: Mr. Wolf 

terça-feira, 21 de maio de 2013

Batuta 2007



Característica diferenciadora: Frescura (impressionante)

Preço: 55 €

Onde: Garrafeira Nacional

Nota pessoal: 18,5

Comentário: Este foi o último vinho servido no almoço onde se bebeu, Poeira 2008, Pape 2008, Chryseia 2009, Vinha da Ponte 2007, Ultreia 2010, Hexagon 2007. Coube ao Batuta a difícil tarefa de encerrar o repasto.

Para melhor percebermos quem é o Batuta recorri ao sítio na internet da Niepoort onde ficamos a saber que a base deste vinho é a vinha do Carril, com mais de 70 anos e também outras vinhas velhas (com cerca de 100 anos), situadas próximo da Quinta de Nápoles. Antes de cair nos nossos copos estagia em barricas de carvalho francês por um período de 20 a 22 meses.

Espreitámos, rodopiámos o vinho no copo e cheirámos. Numa troca rápida de palavras com o Mr. Wolf, proferimos um comentário quase em uníssono: carne, carne fresca (lombo). Reservámos e deixámos arejar. Quase que conseguia ouvir o meu inconsciente a trautear “Longa se torna a espera” dos Xutos!

Uma hora depois voltámos ao Batuta … cor pouco intensa, ligeira fruta vermelha e carne fresca, humidade. Na boca é estruturado, potente e mineral. Cheio de taninos que assegurarem uma longa e proveitosa vida em cave. Há por aqui um toque vegetal que me deixa maravilhado bem como uma frescura e acidez como não existe. Extraordinário! Longevo, longo e muito complexo.

De todos os vinhos servidos durante o almoço este foi o que mais me impressionou!

Provador: Bruno Miguel Jorge

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Quinta do Crasto Vinha da Ponte 2007



Característica diferenciadora: Intensidade e poderio

Preço: 90 € (na altura do lançamento para o mercado)

Onde: Garrafeiras especializadas

Nota pessoal: 18

Comentário: O Vinha da Ponte, a par do Vinha Maria Teresa, têm recebido por parte da crítica especializada e dos apaixonados pelo vinho os maiores elogios. Oriundo de uma vinha muito velha, com cerca de 100 anos, e onde é possível encontrar mais de 30 castas diferentes, plantadas de forma aleatória, chega-nos este néctar único e muito exclusivo (só é produzido em anos de excepcional qualidade e atinge preços de mercado muito elevados) que antes de ver a luz do dia passa 20 meses em barricas novas de carvalho francês.

O vinho apresenta uma cor violeta ainda muito carregada. No nariz encontramos madeira super bem integrada (os Crastos por vezes pecam, por em novo, terem sempre um pouco de madeira a mais. Aqui não há madeira nenhuma a sobrepor-se ao que quer que seja, tal a dimensão e estrutura do vinho), frutos pretos e chocolate preto. A boca tem um lado químico e mineral (xistoso) muito intenso. Cheio, estrutura férrea. Tenso e profundo. O fim-de-boca é longo e maravilhoso, cheio de coisas muito boas! Os 15.5% de álcool não se fazem sentir de forma alguma e o vinho é extremamente gastronómico.

Tem muitos anos pela frente, continuando sempre a evoluir na senda da excelência!

PUMADÃO!

Provador: Bruno Miguel Jorge

sábado, 4 de maio de 2013

Andreza Reserva 2010



Característica diferenciadora: Suculência!

Preço: 7€

Onde: Garrafeiras especializadas...distribuição, não sei.

Nota pessoal: 16,5


Comentário: Touriga Franca, Touriga Nacional e Tinta Roriz. Esse blend magnífico, quando não se procura retirar mais do que genuinamente este lote dá... sim, é uma nota a quando se procuram extracções exageradas e "colagens" com perfis que não são o que eu gosto no Douro.

E este rótulo, foi por recomendação do meu prezado Pai, que impressionado pelo estilo e perfil, há uns meses atrás me telefonou exlicitamente para dizer o nome deste vinho para eu provar.

Curiosidade, normalmente o nariz e palato do Pai, não enganam.

Exuberância nos aromas e na cor. Rosado e violeta escuro, brilhante e lustroso.
Aromas muito expressivos. Doce e barrica ainda a "secar", "abaunilhado" e muito envolvente. Não prima pela discreção... De todo. Se fosse um automóvel era "Vermelho Ferrari"...sem ser Ferrari.
Nariz com aromas de soalho encerado também e muita fruta vermelha doce. É um estilo.
Boca muito boa. Taninos muito bem integrados, apesar de vincadamente presentes, e uma aspereza que lhe dá muita graça
Secura, lácteo também e muito sedutor.
Não prima pela elegância... Mas não engana. É tudo em abundância... mas eu gostei bastante, essencialmente porque a "abundância" excessiva que tem, na minha opinião, é consequência da qualidade do vinho e apenas necessita de cave para "amaciar".

A guardar ou a beber já, para quem gosta de depsortos mais radicais e emoções mais fortes. Eu vou comprar e guardar uns 2 a 3 anos.

Provador: Mr. Wolf 

Duorum 2011



Característica diferenciadora: Relação preço-qualidade imbatível. Projecto de José Maria Soares Franco e João Portugal Ramos. É preciso detalhar mais?

Preço: 10€

Onde: Distribuição em geral.

Nota pessoal: 17

Comentário: Sou confesso admirador do Duorum, desde a já saudosa e longínqua colheita de 2007... pouco consenso em redor deste vinho quando saiu. Pioneiro no perfil na altura, sem excessos de barrica e de fruta quando era lançado no mercado, mas de "balanceamento" impressionante. A dúvida era a sua evolução em cave... dissipada, garanto-vos. Cresce, cresce e muito. Bebo-os todos regularmente e nenhum está "a cair".

Posto isto, feliz e contente adquiri as minhas de 2011 para provar. Ano que promete excelentes vinhos, este não podia falhar. E não falhou!

Vaidoso na cor, cheio de tinta rubi escura. Vinoso, expressivo e muito limpo sem ser de opacidade muito vincada.
Aromas intensos de fruta, cereja. Muito esclarecido nos aromas, muito "arrumado", e mais importante, delicioso para o nariz.
Ligeiros lácteos acompanham a análise... e surgem notas florais, discretas mas com carácter.Aromas de rosas... Bouquet extraordinário!
Boca explosiva, cheia de complexidade, sabor, fruta, suculento. Taninos polidissimos e final muito persistente.
Não se procure aqui um vinho exuberante de notas de barrica, que normalmente têem tanto de apelativas como de aborrecidas, mas antes um vinho de qualidade exemplar, fácil de beber para quem não é muito exigente e ao mesmo tempo, competentíssimo para quem pauta a sua prova pela exigência e análise mais escrutinada. E mais importante que isso tudo... sabe muito bem porque é muito bom, e tem um preço imbatível.

Se quiserem comprar "às caixas", obrigatório ir a www.grandesvinhos.com


Provador: Mr. Wolf 





Domini Plus 2008



Característica diferenciadora: Blend clássico, equilíbrio e discreção.

Preço: 30€

Onde: Garrafeiras especializadas e algums supermercados

Nota pessoal: 18


Comentário: Muita curiosidade em provar este vinho, passados tantos anos após a última colheita que o provei...blend de Touriga Franca, Tinta Roriz e Touriga Nacional, estagiado em Carvalho Francês.
Escuro, muito escuro de opacidade elevada e densidade acentuada, passeia-se de forma muito tintureira no copo. É diferente, vê-se logo, e é um produto de cuidado especial.
Aromas imediatos de fumeiro. Enchidos. Dizem que "é defeito", mas não acho que se possa tornar uma regra. Doce também no nariz, com muita graça. É uma mistura gira, o fumeiro e o doce. Peculiar.
Boca elegante, fresca, com secura adequada e denso. A densidade manifesta-se também na textura do vinho. Bom sinal.
Concentrado, acidez presente e ainda à espera de mais tempo em garrafa. 
Está muito bem agora, mas melhorará seguramente em cave. Eu é que tenho dificuldades em conter-me! Este era de adivinhar que não era para já.

Vinho para comprar já, mas beber depois de 2015... é uma opinião.

Provador: Mr. Wolf 

domingo, 28 de abril de 2013

Casa Ferreirinha Quinta da Leda 2007



Característica diferenciadora: Casa Ferreirinha!

Preço: 30€

Onde: Garrafeiras especializadas e algums supermercados

Nota pessoal: 18

Comentário: Quinta da Leda... grandes vinhos sempre, duradouros, cheios de personalidade e caros qb!
Este é de 2007... ano excepcional.
Garrafa aberta com todos os cuidados. Previamente colocada ao alto no dia anterior... cuidadosamente servidos os copos! Cor impressionante. Preto. Opaco.
Nariz Ferreirinha... Ainda que moderno. Barrica de excelente qualidade.
Muita fruta escura, estilo amoras e ameixas. Carácter mais verde ao mesmo tempo, com frescura aromática de cedro...Muita especiaria e mato seco.
Boca de qualidade excepcional... Agarra os sentidos.
Secura, elegância, equilíbrio e muita, muita concentração. Especiado, madeira colonial, de tempo ao sol, de passar estações do ano e manter sempre a sua forma. Sabem esses aromas? Limpos, mas de matérias orgânicas, como madeiras nobres, tapeçarias, barro...
Delicado na fruta, próspero na acidez e exuberante na estrutura, é um vinho que custa muitos Euros, mas barato para a qualidade excepcional que apresenta.
Adequado às modas...nota-se. Conservador graças a Deus geneticamente com o que é uma Casa Ferreirinha a sério, é um vinho de muita, muita classe.
É indiferente as pontuações que se atribuem a este vinho... É um vinho extraordinário que tipicamente custa mais de 25€ e menos de 35€...Obrigatório guardar várias para décadas,,,

Provador: Mr. Wolf 

Chryseia 2008


Característica diferenciadora: Elegância e fruta

Preço: 40€

Onde: Garrafeiras especializadas

Nota pessoal: 18


Comentário: Chryseia...cada vez aprecio mais este vinho. 
Já tinha provado o de 2008 quando saiu e pareceu-me ser mais "pálido" que os seus irmãos mais velhos. Fino e assertivo... tenho boa memória dele. 

Passados mais de 2 anos sobre esta prova, e depois de conhecer melhor o ano de 2008, eis que este Chryseia está como nunca. Fiél ao seu estilo e fiél à colheita de 2008.

Rubi rosado, aberto e brilhante. Cor diferente, menos extraída.
Aromas de fruta deliciosa. Groselhas, bagos de amoras esmagadas sem estarem muito maduras.
Licoroso. Muita groselha. Tudo numa "ventania" de aromas que se transforma, mas sempre deliciosos... sabem aquele aroma dos rebuçados Bola de Neve? Também... mas é na fruta encarnada limpa que se concentram.

Na prova de boca é igual ao que os aromas anunciam... muita fruta, fresca e delicada, sem estar sobrematura. Muito fino e elegância extrema... acidez ainda presente, fininha mas presente.
Final de boca peculiarmente frutado, sempre no mesmo registo de fruta encarnada, limpa e pouco extraída.

Diferente de anos anteriores... sem dúvida, mas também muito bom. Mais "vestido" com fruta, mas muito bom.

Provador: Mr. Wolf 






terça-feira, 23 de abril de 2013

Castello D´Alba Vinhas Velhas Grande Reserva




Característica diferenciadora: Grande relação qualidade-preço

Preço: 10€

Onde: Distribuição e garrafeiras especializadas

Comentário: Já escrevi e volto a escrever: gosto muito de alguns vinhos do Rui Madeira e este é claramente um deles! Apresenta-se carregado na cor e com madeira ainda bastante presente. Na boca é estruturado e denso, com fruta vermelha, preta e um traço vegetal (que nos levou para a Alicante Bouschet. Passado algum tempo no copo sugere aromas de café. É bom companheiro da mesa porque tem frescura e acidez mais que suficiente. Termina médio/longo. Um bom vinho e com uma óptima relação qualidade/preço.

Nota: vinho bebido em prova-cega

Provador: Bruno Miguel Jorge