Característica diferenciadora: Viognier... sem chatear
Preço: 18€
Onde: Garrafeiras especializadas
Nota pessoal: 17
Comentário: Confesso que bebo Madrigal há algumas colheitas, sem que nunca me chamasse muito à atenção. Sempre encontrei neste vinho "leveza", delicadeza e uma cor pálida muito bonita. Mas nada que me fizesse procurá-lo.
Por sorte, provei uma vez um que não era do ano mais recente e fiquei pasmado com a intensidade que o vinho tinha. Comecei a prestar mais atenção... e é neste cenário, que após provar já algumas garrafas deste ano de 2010, resolvi colocar as minhas observações.
O vinho é muito bom.
Eu não conheço bem esta casta...dos poucos vinhos portugueses que já provei com Viognier, confesso que quase sempre os achei demasiados espessos e enjoativos.
O Madrigal não é, nem uma coisa, nem outra. É reservado de aromas e tímido na cor. Engana, pois na boca tem muita tenacidade. Reconheço-lhe "verdura", cítrico, lima. Muito bem balanceado do ponto de vista de acidez e álcool, ganha proporção à medida que a temperatura sobe. Não enjoa nunca e é muito "limpo". Ligeiramente mineral, na entrada de boca, e com notas evidentes de lima e ligeira relva quando se corta. Conquista pela coerência de intensidade ao longo da prova e da refeição. Vicia.
Vou guardar para provar as que restam nos próximos anos.
Provador: Mr. Wolf
Reconciliei-me com este vinho: muito bom!
ResponderEliminar