Translate

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Esporão Private Selection Tinto 2009



Característica diferenciadora: Equilíbrio/ proporção

Preço: 25 €

Onde: Makro

Comentário: Foi uma grande e grata surpresa este Private Selection do Esporão! E foi porque se apresentou de forma oposta aquela que estava à espera: como é lógico pensei que ia encontrar um vinho muito bom, mas que apontaria para um estilo de grande porte, extraído, com muitos achocolatados, café, e muita madeira de muito boa qualidade. Enganei-me, felizmente! Encontrei tudo o que anteriormente disse mas de forma comedida, sem exaltações, sem excessos. Tudo muito arrumado e com muita qualidade! Um alentejano elegante, fresco e muito bom! Um vinho a voltar.

Reconciliei-me com o PS. Tinto do Esporão.

Provador: Bruno Miguel Jorge

3 comentários:

  1. Olá Bruno...

    grande pomada... embora concorde contigo... tem uns anos muito melhores que outros, em que cai em demasias... mas recordo com grande alguns grandes vinhos que provei. No ano de 2007, provei na Herdade, um excelente do ano de 2001 que estava absolutamente divino. Também neste caso, parece-me que estes vinhos são consumidos muito novos. E produzidos para serem consumidos jovem, onde a madeira é normalmente muito vincada. Este ainda não o provei. Tenho de provar!

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Caros,
    Não sei a razão, mas sempre bebi Garrafeiras mais evoluídos. Aliás, gosttava mais desse nome que "Private Selection". E sempre que os apreciava, do Esporão ou de outras vinícolas, ficava encantado com sua riqueza e elegância. No final de 2011 provei o Private Selection 2008, e na ocasião, o achei muito nervoso.
    Abraços,
    Flavio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caros,

      como podem ver pelo meu comentário ao vinho, eu fiquei completamente rendido. Tinha provado o 2008 no WPM 2012 em Dezembro, e achei-o, não nervoso como o Flávio sentiu, mas sim o contrário, encontrei um vinho com muitas notas doces e com pouca frescura.

      2009 está um must e dá uma excelente prova!

      Abraço,


      Eliminar