Translate

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Esporão Private Selection Tinto 2009



Característica diferenciadora: Equilíbrio/ proporção

Preço: 25 €

Onde: Makro

Comentário: Foi uma grande e grata surpresa este Private Selection do Esporão! E foi porque se apresentou de forma oposta aquela que estava à espera: como é lógico pensei que ia encontrar um vinho muito bom, mas que apontaria para um estilo de grande porte, extraído, com muitos achocolatados, café, e muita madeira de muito boa qualidade. Enganei-me, felizmente! Encontrei tudo o que anteriormente disse mas de forma comedida, sem exaltações, sem excessos. Tudo muito arrumado e com muita qualidade! Um alentejano elegante, fresco e muito bom! Um vinho a voltar.

Reconciliei-me com o PS. Tinto do Esporão.

Provador: Bruno Miguel Jorge

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Quinta da Leda 2009



Característica diferenciadora: Sedutor (mas sem nunca ser insinuante)

Preço: 24 €

Onde: Makro

Comentário: Este foi o meu primeiro Quinta da Leda! E que grande estreia que tive! A Touriga Nacional, a Touriga Franca e a Tinta Roriz, vinificadas na Adega da Quinta Leda, no Douro superior, compõem este monumento vínico. Um hino ao Douro e às suas castas autóctones! Um vinho que nunca precisa de se colocar em “bicos dos pés” para ser grande!

Apresenta-se com uma bonita cor rubi. No nariz sente-se uma madeira de muita qualidade, superiormente acompanhada por umas elegantes e nada cansativas notas florais. Na boca temos um vinho cheio mas muito elegante, com frutos vermelhos, alguma pimenta e uma pontinha de austeridade a aconselhar calma no consumo. Os taninos, muitos e maduros, asseguram longa vida em cave.

Num ano com um Verão tão quente, como foi o de 2009, este Leda apresenta-se exemplar na acidez e na frescura, o que, aliado ao acima descrito, lhe confere uma invejável capacidade gastronómica.

Belíssimo vinho!

Acompanhou lindamente umas salsichas frescas com couve lombarda. Julgo que será um grande companheiro de pratos de forno.

Provador: Bruno Miguel Jorge