Translate

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Quinta do Portal Branco 2006



Característica diferenciadora: a longevidade do vinho!

Preço: 15€

Onde: Garrafeira Exauro

Comentário: Provei este vinho pela primeira vez em 2011, na companhia do Eng. Paulo Coutinho, Enólogo da Quinta do Portal, aquando de umas férias no Douro. Para mim a grande questão é: foi ou não 2006 um ano menor no Douro? A Quinta do Portal tem dois vinhos da colheita de 2006 que contrariam inequivocamente os que afirmam que sim. Um deles é o Quinta do Portal Grande Reserva 2006 e o outro é este Branco. A primeira vez que o provei, confesso que foi uma enorme surpresa porque não sabia que este vinho poderia ter tão boa vida em cave. Gostei tanto que fiquei com o vinho "debaixo de olho" e assim que tive oportunidade comprei uma caixa.

Decantei 2 horas antes e mantive refrigerado até servir. A cor não denuncia os 6 anos de vida que leva. Apresenta-se super delicado, elegante e muito fino. É fresco, com boa acidez e com corpo bem delineado. O fim de boca é prolongado, notando-se uma certa austeridade muito positiva (algo que espevita e que faz o vinho ganhar ainda mais carácter). Acompanhou uns chocos guisados com batatas e ervilhas e um queijo seco Alentejano e portou-se muito bem! Um vinho a conhecer. Muito bom!

Provador: Bruno Miguel Jorge

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Casa da Passarela Reserva 2009



Característica diferenciadora: Formidável relação qualidade - preço

Preço: 5 €

Onde: El Corte Inglés

Comentário: Uma grande surpresa! Um senhor vinho com um preço absolutamente escandaloso! Tem uma cor violácea bem carregada e no nariz apresenta-se com madeira bem em evidência mas de muita qualidade. Austero. Lá no fundo, e depois de algum tempo no copo, espreita a Touriga Nacional, mas nunca a marcar em demasia a prova, só a aconchegar. É um vinho com a acidez e a frescura característica dos vinhos da região (Dão) e com grande aptidão gastronómica. Já está muito bem mas a guarda em cave é muito aconselhada para que tudo se harmonize. Acompanhou lindamente uns lombinhos de porco com massa de pimentão e coentros. ... e soube-me lindamente (que é o mais importante)!!!

Provador: Bruno Miguel Jorge