Translate

quinta-feira, 21 de março de 2013

Dona Maria Reserva 2007



Característica diferenciadora: Gastronómico

Preço: 22€

Onde: Garrafeiras especializadas

Comentário: Já escrevi várias vezes, e falei ainda mais, que não tenho pelo Alentejo, enquanto região vitivinícola, um apreço substancial! Gosto de muitos vinhos alentejanos, reconheço que são apelativos e fáceis de beber, com um traço doce e uma macieza na prova que convencem facilmente, mas o que procuro não é bem isto! É lógico que esta apreciação tão generalista peca por colocar no mesmo saco uma região tão vasta e que tem, felizmente, vinhos que desmentem na totalidade o que acabei de escrever (Mouchão, Dona Maria, Quinta do Mouro, Esporão PS, Solar dos Lobos GE, dos que me lembro e que já bebi).

Da mesma forma que disse que não sou o maior fã do Alentejo vitivinícola, cabe-me também dizer que sou um adepto ferranho da Alicante Bouschet (bem … então este tipo não gosta muito do Alentejo e tem como uma das suas castas preferidas um tipo de uva que se dá principalmente bem no Alentejo … incongruência? Com toda a certeza!)

Este Dona Maria Reserva tem na sua composição 50% de Alicante Bouschet, coadjuvado por Petit Verdot e Syrah e, segundo o produtor, foi fermentado em lagares de mármore e estagiado em barricas novas de carvalho Francês durante um ano.

Apresenta-se não muito carregado na cor e no nariz sobressaem de imediato as notas mais típicas da Alicante Bouschet (vegetal, azeitona e cacau), terra e alguma humidade. A fruta, vermelha e preta, aparece de forma secundária. Na boca é encorpado sem ser esmagador, com madeira presente mas muito bem ligada. A acidez atravessa toda a prova e torna o vinho um “must” absoluto à mesa. Termina longo e com persistência.

Um grande vinho do Alentejo com base numa casta magnífica! ... este é um daqueles vinhos que faz bem à alma!

Provador: Bruno Miguel Jorge

terça-feira, 19 de março de 2013

Vinha dos Reis Branco 2009



Característica diferenciadora: Acidez/untuosidade

Preço: 6.5 €

Onde: El Corte Inglés

Comentário: Dourado na cor, ainda com presença notória da madeira mas já em diálogo muito cooperante com a fruta. Alguns citrinos (limão), mas também frutos secos (nozes). Um vinho com boa estrutura e bastante untuoso. Muito fresco e com uma acidez ainda muito viva a dizer-nos que temos vinho para mais uns bons anos. Boa persistência final.

Acompanhou muito bem um Arroz de Bacalhau (com um bocadinho de colorau) e um Serra da Estrela de qualidade da Queijaria Dos Lobos. Para o meu gosto, os brancos com alguma idade, menos efusivos na fruta, com boa acidez e untuosidade ligam formidavelmente com queijos de pasta mole.

Provador: Bruno Miguel Jorge