Translate

domingo, 23 de junho de 2013

The Foundry Syrah 2007


Característica diferenciadora: Tenacidade.

Preço: 17€

Onde: Garrafeiras especializadas

Nota pessoal: 17.5


Comentário: Para se apreciar convenientemente o que se produz em Portugal, é absolutamente necessário conhecer e provar vinho fora de Portugal. Cada vez mais!
Este vinho foi partilhado por um aficionado de vinhos que comunga da mesma vontade de provar vinhos fora das nossas fronteiras! E é assim que provámos este Syrah de África do Sul.
Opaco no copo. Discreto, limpo e opaco. Aromas de barrica com ligeiríssima tosta. Evoluindo no copo, surgem aromas de cacau... melhor do que isso, mais expressivo é: nariz com aromas de bombom "mon cheri"
Prova de boca muito delicada, elegante, e marcada pelas notas (boas) de cacau e ao longe, ligeiro fundo de cabedal. Especiaria. Mas sempre num registo de elegância e tenacidade. Vigoroso sem ser exuberante.
Impressiona o carácter de aço com que se apresenta ainda, apesar de ser de 2007.
Muito bom.

Provador: Mr. Wolf

El Puntido 2009


Característica diferenciadora: Exuberância

Preço: 35€

Onde: Garrafeiras especializadas (Lavinia)

Nota pessoal: 18

Comentário: Provado há muitos anos... salvo erro o de 2003 ou 2004, encontrei de novo este rótulo numa garrafeira em Espanha. 
Tinha grandes memórias deste vinho. 100% tempranillo, muito vigoroso... dos primeiros Rioja que provei .

Opaco e negro. Ligeira cor violeta escura na auréola. Muito "lustroso".
Nariz de barrica muito vigorosa, apesar de manifestar muita qualidade... quase que a fazer lembrar à Vale Meão.

Excelente prova de boca, bastante elegante e com muita fruta madura, estilo ameixas, abrunhos. Ligeiras notas de caixa de tabaco.
Mantém ainda um carácter vincado na acidez, mas já muito bem para se beber. A tónica aromática de madeira é constante na prova toda... mas está excelente para beber já. A expressão aromática de madeira, não é  defeito... é feitio.

Provador: Mr. Wolf