Translate

sexta-feira, 1 de março de 2013

Duorum Vinhas Velhas Reserva 2009



Característica diferenciadora: Finesse

Preço: 17.29 € (é para comprar às caixas!!)

Onde: Clube Grandes Vinhos (http://www.grandesvinhos.com/)

Comentário: Um vinho de um projecto vitivinícolade onde só podemos esperar qualidade! João Portugal Ramos e José Maria SoaresFranco são a alma dos Vinhos Duorum, um projecto nascido em 2007, no DouroSuperior.

Feitoa partir de vinhas velhas, com predominância da Touriga Nacional, TourigaFranca, Sousão e Tinta Roriz e estagiado durante 24 meses em barricas decarvalho novo e de segundo e terceiro ano, apresenta-se com cor rubi de médiaintensidade, com fruta muito elegante (frutos pretos), mineral, e cheio detaninos que lhe asseguram longa vida em cave. Muito elegante mas cheio na boca,com muito boa acidez e frescura. Termina muito longo. Crescerá muito emgarrafa!

Estefoi o vinho de uma Sexta-feira ao jantar, acompanhou vários tipos de ovos: unscom espargos selvagens (daqueles bem fininhos), outros com cogumelos frescos eoutros com farinheira e portou-se lindamente! Gastronómico!

Nota:Este vinho fez-me muito lembrar o Quinta da Leda 2009. É um vinho “low profile”, que não se põe aos saltospara que reparem nele! E sabem porque? Porque não precisa! É bom demais! Grande vinho!

Provador: Bruno Miguel Jorge

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Munda 2006



Característica diferenciadora: Boa Touriga Nacional

Preço: 20 €

Onde: Garrafeiras especializadas

Comentário: Iniciei-me nos vinhos Munda pelo branco de Encruzado. Um vinho sério, pouco dado a modas e que se mostra sempre melhor com 1 ou 2 anos de garrafa, altura em que madeira, fruta e acidez ficam melhor integrados.

Este tinto é um varietal de Touriga Nacional, com estágio de mais de um ano em barricas novas e, se não estou em erro, feito por um enólogo do Douro (Xito Olazabal – Vale Meão e Quinta do Vallado).

Apresenta-se muito carregado na cor, não denunciando os 6 anos que já leva desde a sua colheita. Violeta, cacau e um leve floral são facilmente perceptíveis. Nariz a remeter-nos para o Vinho do Porto, com muita fruta madura e algum álcool. Na boca volta a fruta, mas com garra, frescura e acidez bem integrada. Termina com boa persistência.

Uma boa Touriga!

Provador: Bruno Miguel Jorge