Translate

sábado, 14 de setembro de 2013

Periquita Superyor 2008


Característica diferenciadora: Vinhas velhas de Castelão... Periquita.

Preço: 38€

Onde: Garrafeiras especializadas ou na loja da José Maria da Fonseca em Azeitão.

Nota pessoal: 18

Comentário:  Vinhas velhas de Castelão Francês (mais de 92%), Tinta Francisca e Cabernet Sauvignon. Solo arenoso e 14 meses de barrica. Para quem gosta de vinho produzido em Portugal, querem mais o quê?

Cor rubi, sangue escuro. Densidade média, muito limpo.
Aromas marcados por notas herbáceas e especiaria. Misterioso e apelativo.
Aromas de caixa de tabaco evidenciam-se com o arejamento.
Conjunto aromático muito bom.
Prova de boca marcada pela elegância e finesse. Acidez presente, estruturado e bastante "fino". Apesar da delicada textura, sem vincos muito expressivos, tem um final bastante persistente.
Cresce bastante em prova e a acidez coloca "as unhas de fora"... a acidez, da boa entenda-se.
Está aqui vinho a sério para a cave. Sem excessos de extracção, "amassos" de barrica, doçuras. Não. Vinho bom e genuíno.

Como gostei bastante do perfil, guardei um terço aproximadamente da garrafa para o dia seguinte. É uma "prova dos 9" que costumo fazer. Coloco a válvula de vácuo e no dia seguinte avalio para "onde caminhou" o vinho.

Dia seguinte - Elegância evidente ainda. Nada oxidado ou cansado...Chocolate negro e por incrível que possa parecer, amêndoas doces.
Prova de boca a reforçar o perfil de elegância, com fruta escura estilo abrunho e algum picante.

Muito bom. Obrigatório para qualquer enófilo que queira ter na sua garrafeira diversidade "cromossomática" da verdadeira identidade do vinho Português. Não é só Douro e Alentejo... muito menos Touriga Nacional... fica a dica.


Provador: Mr. Wolf