Translate

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Quinta do Noval 2008



Característica diferenciadora: Luxo

Preço: 30 €

Onde: Garrafeiras de Mourinho Wines (Mercado do Forno do Tijolo – Anjos)

Nota pessoal: 17,5

Comentário: A Noval entrou nos vinhos DOC Douro, salvo erro em 2004, e logo mereceu grande destaque por parte da crítica e dos demais apreciadores. Entusiasmado pelo que ia lendo e pelas muitas conversas que ia ouvindo aqui e ali, lá decidi abrir os cordões à bolsa e comprar uma garrafa (na altura bem mais cara do que agora). Chegado o dia da abrir (com toda a certeza poucos dias depois da compra, que material deste calibre não pode ficar muito tempo à espera), a expectativa era mais do que muita. Boa comida, boa companhia e o vinho … mas o vinho ficou muito aquém do que esperava! Não me lembro exactamente do que não gostei, mas foi de tal forma que até este 2008 nunca mais comprei um Noval.

Entusiasmado com os comentários que o meu colega blogger, Mr. Wolf, tem feito aos DOC Douro, não resisti e tentei fazer as pazes com o vinho … e não é que ficámos mesmo grandes amigos?! Diria mesmo amigos chegados, próximos, daquelas que queremos ter sempre perto de nós! J

Este Noval 2008, apresenta-se não muito carregado na cor e ainda com evidência de madeira, mas de grande qualidade e distinção. Que nariz! Frutas vermelhas, chocolate amargo e pimentas compõem o ramalhete. Na boca ficamos com uma sensação de cremosidade, enfim … de luxo! Profundo intenso e longo! Excelente acidez, excelente frescura e grande prestação à mesa, onde acompanhou um simpático lombo de porco assado no forno … hoje era dia para o vinho brilhar!

Provador: Bruno Miguel Jorge