Translate

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Quinta do Vallado Touriga Nacional 2009

Característica diferenciadora: Potência e elegância

Preço: 18€

Onde: garrafeiras especializadas e distribuição

Nota pessoal: 17

Comentário: Um dos vinhos com mais elan actual.
Consecutivamente distinguido pelos painéis de prova Portugueses e estrangeiros, o Touriga Nacional da Quinta do Vallado tem manifestado uma consistência de perfil e qualidade insuperáveis no panorama nacional.
Recordo o de 2007 que era extraordinário, e em 2009, na minha opinião atinge um equilíbrio extremamente difícil de conseguir com a Touriga Nacional. Eu não sou adepto do carácter dominante da Touriga Nacional...não sei porquê, mas ao longo dos anos constatei que normalmente os vinhos que mais aprecio, ou têem pouca Touriga Nacional ou pura e simplesmente não têem (sim, é verdade... há vinhos muito bons no Douro com pouca ou nenhuma Touriga Nacional).
Reconheço e aprecio o carácter sedutor, especialmente nos aromas, da Touriga Nacional, mas normalmente de exuberância a roçar o Ferrari encarnado... bom, mas este tem as características boas da Touriga, sem exageros.
A integração com a madeira é excelente.
Na boca é adocicado, com taninos polidos e um ligeiro toque tostado, sem marcar. Persistência e guloso. Especiado. Cacau quando respira. Corpo muito bom e alguma complexidade. Fruta doce. Amoras pretas, denso e cremoso. Final muito bom, sem ferir, mas com taninos e acidez ainda suficiente para mostrar que apesar de poder perder atributos, vou gostar de o ver na cave. Comprei umas garrafas a mais para isso mesmo.
Excelente vinho e excelente rótulo para a divulgação da marca de vinhos Portugueses no estrangeiro. Gosto.

Provador: Mr. Wolf

Sem comentários:

Enviar um comentário