Translate

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Quinta das Bágeiras Garrafeira 2004


Região: Bairrada

Castas: Baga

Produtor: Mário Sérgio Alves Nuno

Álcool: 14%

Enólogo: ND

Notas de Prova: Vinhas com mais de 75 anos. Curto estágio em madeira avinhada. É um vinho verdadeiramente à antiga. Já o bebi há uns meses e é impressionante a diferença que é bebê-lo agora. Este vinho não se bebe... tem de se discutir com ele se quer ser bebido ou não. A garrafa foi aberta (antes de começar o Portugal – Malta) e o vinho é absolutamente imbebível para o consumidor comum. Tem “gás”, tem um odor a resina, eucalipto fortíssimo e provoca uma sensação de adstrigência que literamente nos “lixa” a boca... ou seja, fica tão áspera que até podemos usar como esfregão. E uma hora depois, amacia, mas não vacila. Seco. Torna a boca dormente... passadas duas (2) horas de discussão com o vinho, continua com o seu carácter bem vincado. E é uma chatice...à mesa causamos má impressão porque na generalidade ninguém gosta. A única vantagem é que sobra para o fim caso os convivas tenham alternativa.
Muito tempo depois de o jogo de Portugal terminar, resignado, lá voltei ao decanter, e de expectativa reduzida pois pensei que era esquecê-las (as garrafas) na garrafeira um bom par de anos e acabar com esta como estava, surpresa: o filho da mãe deve ter adormecido a guarda, e lá estava um vinho delicioso, macio, cheio de frutos vermelhos... e no fim!
Conclusão: Mário Sérgio, continua a fazer vinhos destes por favor e parvos como eu aprendam a abrir estas garrafas no mínimo 3 horas (literalmente 180 minutos) antes de as beberem.
Nota: vinho em prova cega com o Luis Pato Vinhas Velhas de 2004


Provador: Mr.Wolf

Classificação Pessoal: 17,5

Valor: 25€

1 comentário: