Translate

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Quinta do Morgado da Torre Alvor Reserva 2009

Característica diferenciadora: Algarve
Preço: 10€-15€

Onde: Garrafeiras especializadas. Provei na Colina Verde (restaurante em Algoz, Algarve) e comprei depois na loja da Quinta
Nota pessoal: 17

Comentário: Bom... por onde começar? Pelo Algarve. Quantas vezes não bebemos já mal no Algarve, pela má escolha de rótulos que existia nos restaurantes e pela ausência de rótulos provenientes do Algarve? Muitas. Pois, isso está a mudar. Já no ano passado provei um vinho da Quinta do Barranco Longo acho eu, neste restaurante (recomendo, especialmente pelo fondue de peixe e pela simpatia e profissionalismo do Fernando, o dono) e este ano pedi-lhe o melhor vinho do Algarve que tinha na carta. Recomendou-me este. Excelente! Decantado e à temperatura. Extremamente especiado e balsâmico com uma acidez perfeitamente integrada e muito bom. Equilibradíssimo. O álccol mal se nota e torna-se bastante "aveludado", constante na prova e muito, muito bom. Elegante. Persistente. Gostei tanto que fui à procura da quinta para o adquirir e acabei por comprar também o de 2010, outro que não é reserva e um branco. Excelentes. Procurem e provem. Não se arrependem.
Provador: Mr. Wolf



3 comentários:

  1. Olá! Como Algarvia e apreciadora de tintos, confesso que tive receito de voltar a beber vinho algarvio desde que bebi o Lagoa. Mas por ver tantas e boas marcas novas, decidi dar a mão à palmatória e fiquei bastante surpreendida. Este vinho foi um deles. É, de facto, de um equilíbrio espantoso e o preço é muito bom. Um que me fez fechar os olhos de prazer foi o Foral de Portimão monocasta Petit Verdot. É fabuloso. Prove que também não se vai arrepender nada!

    Lena

    ResponderEliminar
  2. Olá Lena,

    Vou procurar esse Petit Verdot. É muito bom saber que temos potencial para vinho bom no Algarve... Faz falta ao Algarve e acrescenta um terroir muito diferente do proprio Alentejo. Esperemos que continuem a aparecer novos produtores.

    Boas provas e obrigado pela participação.

    ResponderEliminar
  3. Mr Wolf não me fale ao coração!
    Os vinhos Algarvios podem estar bons mas o Alentejo tem aquele corpinho...!
    Sim também espero encontrar novos produtores. Já agora, o que acha sobre os vinhos da Quinta dos Vales, tanto o monocasta Touriga Nacional como o Selecta? Eu não quero ser a única a ter a minha opinião, mas por stes lados parece-me que é "chique" dizer que são maravilhosos... (Se já opinou sobre isso desculpe, vou procurar.)


    Lena

    ResponderEliminar