Translate

domingo, 30 de setembro de 2012

Quinta de Foz de Arouce Vinhas Velhas de Santa Maria 2003

 
Característica diferenciadora: Baga de classe internacional

Preço: 40€

Onde: Garrafeiras especializadas

Nota pessoal: 18

Comentário: É sempre um acontecimento à mesa retirar o invólucro que separa a atmosfera da rolha destas garrafas... esta, é a última duma caixa de 6. Paciência. Mas teve um final feliz, num bom jantar, repleto de outras boas "amigas" a quem retirámos a rolha. Começámos pelos anos de 2003 e evoluímos para 2007 e 2008, tudo às cegas.

Bom, qual catarata do paraíso, lá escorremos para os 4 copos e contemplámos como se comportaria.Cor entre o rubi e o café escuro. Limpo. Pouca consonância sobre o que seria, até que se ouve um "isto é baga, muito bem trabalhada". É verdade. Coerente com a sua idade, não foi com dificuldade que os cerca de 8-10 anos de vida foram sugeridos. É fiél. Identifica-se claramente que não é novo, mas que tenha a idade que tenha, está em excelente forma. Taninos perfeitos. Estão lá, mas macios. Aliás, o vinho parece que tinha sido guardado em garrafas de vidro, forradas a veludo. Intensidade máxima, à medida que respira. Ganha fruta, crispa os lados mais silvestres de bagas encarnadas, ainda não muito maduras na parte lateral da língua. A acidez afinal está lá ainda... mas muito bem educada.

Vinho em prova cega com: Domaine Charvin Châteauneuf-du-Pape 2003, Quinta do Monte D´Oiro Reserva 2007 e Poeira 2008

Provador: Mr. Wolf

4 comentários:

  1. Caríssimo,
    Apreciei o exemplar da safra 2005 desse vinho. Achei sensacional! Realmente é um dos grandes vinhos portugueses.
    Saudações,
    Flavio

    ResponderEliminar
  2. Olá Flávio,

    É verdade. O mais antigo que provei foi 2001. Diferente, mas muito bom. São de facto bons vinhos.
    Se não provou ainda, experimente o branco. É muito bom também.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo,

      Eu experimentei o branco recentemente e fiquei impressionado! Fiz um breve comentário sobre ele (e outros vinhos) em meu blog (http://vinhobao.blogspot.com.br/2012/07/to-atrasado-mas-ai-vai-o-que-achei-do.html). Quero apreciar uma garrafa dele com mais tranquilidade.

      Abraços e parabéns pelo blog! É muito clean, mostra ótimos vinhos e as opiniões sobre eles são sinceras e muito apropriadas!

      Flavio

      Eliminar
    2. Olá Flávio,

      Desculpe o atraso na resposta. Obrigado pela opinião... Somos um grupo de 3 amigos que há uma década nos juntamos numa casa de família em Penacova para provar vinhos excelentes... O blog, foi uma consequência e circunstancia natural após uns anos do que bebemos também durante o ano. Daí não termos interesses comerciais e só colocarmos posts do que gostamos. Quando nao gostamos, nao escrevemos! Nao somos críticos de vinho. Partilhamos experiências boas.

      Vou acompanhar o seu blog!

      Em Portugal conhecemos alguns bons vinhos. Do mundo somos ignorantes! É o que ajuda a motivar.

      Vamos falando.
      Um abraço.

      Eliminar