Translate

domingo, 28 de outubro de 2012

Casa Ferreirinha Reserva 1996

Característica diferenciadora: Classe

Preço: 45€

Onde: Garrafeiras especializadas

Nota pessoal: 17,5

Comentário: Abrir uma Casa Ferreirinha é sempre motivo de registo... e esta garrafa bem o merece.

Rolha impecável...o que nem sempre se consegue nas Reserva Ferreirinha. Esta estava notável. Cor rubi escuro, sem estar muito opaco, mas sem estar "acastanhado". Limpíssimo.
Reserva nos aromas... fechado. À medida que o deixamos respirar no copo, aparece a fruta. Vermelha, pisada, amoras. Pisada ainda há pouco tempo... como é possível?
A acidez ainda marca presença evidente, embora este Reserva de 1996 é ligeiramente mais doce do que normalmente, o que não é necessariamente mau. É diferente.

Muito elegante na prova, cheio de fruta delivada alternada com alguma lenha seca. Há medida que lhe damos tempo (quando conseguimos) para respirar mais, a fruta ganha espaço, e neste caso concreto, para deliciosas notas de bolo inglês.

Não se consegue deixar de beber este vinho... ganha corpo, fruta, acidez depois de estar em contacto com o ar. Vinho de muita, muita classe. Obviamente, tendo em conseideração que poderia ser Barca Velha, e apesar do ano ser diferente, mas relativizando com o Barca Velha de 1995, percebe-se porque não é Barca Velha, mas é muito, muito bom.


Provador: Mr. Wolf

2 comentários:

  1. Caro,
    O meu primeiro Casa Ferreirinha foi um Reserva Especial 1997. Uma beleza! O que você coloca como característica diferenciadora (Classe) do 96, foi também o que vi como destaque no 97: Muita classe e elegância!
    Saudações,
    Flavio

    ResponderEliminar
  2. Olá Flávio,

    1997, se fosse declarado Barca Velha, não me tinha chocado. É muito, muito bom. E ainda se encontra a bom preço. Curiosamente, já provei o Reserva Especial Ferreirinha 2001 e não apreciei tanto. Mas pode ter sido da garrafa. Tenho de provar outra.
    Um abraço.

    ResponderEliminar