Translate

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Terrunyo Carmenere 2003


Região: Chile

Castas: 85% Carmenére, 10% Cabernet Sauvignon e 5% Cabernet Franc

Produtor: Concha y Toro

Álcool: 14%

Enólogo: Ignacio Recabarren

Notas de Prova: Rubi denso e escuro... nariz muito “verde”, a fazer lembrar muito os pimentos tradicionalmente associados ao Cabernet Sauvignon. Como sou um leigo nesta casta Carmenere, não sei se o aroma é dos 10% do Cabernet, ou se de facto a Carmenere tem semelhanças que me confundem. Bom, mas o vinho é duma textura muito boa, sedoso e distinto. Ligeiramente seco, mas com um final muito bom. É um produto delicado, mas sem dúvida um bom vinho. Não sei se melhora mais em garrafa e gostava de o ter bebido mais jovem para ver como é novo.

Provador: Mr.Wolf

Classificação Pessoal: 17

Valor: 25€

3 comentários:

  1. Caríssimo,
    É uma grande característica da Carmenére o apimentado e especiarias em geral. Ainda mais que a Cabernet Sauvignon. O Terrunyo é um dos melhores vinhos feitos com esta casta emblemática chilena, embora atualmente tenham surgido outros tão bons quanto (e alguns, muito caros). Em questão de Carmenére, sempre achei que não se precisa mais que o ótimo Terrunyo.
    Abraços,
    Flavio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois! Desconheço... do Chile, bebi pouca coisa... mas boa! No encontro que efectuamos anualmente (no Facebook pode ver as fotos, ou aqui no blog, na secção "O que se bebe nos WPM anuais", verá que em alguns anos provámos o Almaviva e o Don Melchor. O Don Melchor, confesso que não é muito o meu estilo, apesar de perceber que é um excelente produto. O Terrunyo foi uma recomendação dum amigo meu que vive em Caracas... e aqui em Portugal havia uma garrafeira que o vendia a um preço a rondar os 25€, acho eu. Gostei bastante.

      Curiosidade--- é o Post que temos com mais visitas, destacado de todos os outros!

      Eliminar
    2. Caro,
      Vou dar uma olhada nos WPM anuais. O Almaviva é um grande vinho, para brigar com bons Bordeaux. No entanto, estão subindo muito o seu preço. O Don Melchor me agrada bastante, embora tenha mais extração que o Almaviva. Os chilenos fazem grandes vinhos, mas já gostei mais deles. Agora estão exagerando na extração, madeira e preço, o que me desagrada. Também estão aumentando muito a proporção da Carmenére nos cortes, o que também leva a um exagero de pimenta (em alguns casos). Mas se tiver oportunidade, experimente os seus Sauvignon Blanc! Estão cada vez melhores e têm bom preço.
      Abraços,
      Flavio

      Eliminar