Translate

domingo, 9 de setembro de 2012

Visita à Adega Campolargo

É com muito gosto que documentamos os bons momentos que passámos na companhia de alguns amigos na Adega Campolargo. Falar desta Casa é falar de qualidade e dimensão. É falar dum estilo na Bairrada diferente do empírico. Pode-se gostar ou não, concordar ou não, mas é na qualidade dos seus produtos que se devem alicerçar as opiniões. Não em preconceitos. Eu gosto e como consumidor humilde que sou, tenho a possibilidade de escolher diversos estilos diferentes do portefólio que o Eng. Carlos Campolargo e restante equipa nos proporcionam.

Porque o espaço obriga a alguns comentários, a dimensão foi de facto o que mais me impressionou pela visita mais detalhada que efectuámos desta vez. É organizado, estruturado em função da ergonomia e com escala.

Este fantástico "deck" construído à entrada das "gigantes inoxs", permite que as uvas entrem na adega e todo o processo até ao inox seja efectuado por gravidade. Consequentemente, na planta inferior o vinho é estagiado, com as condições de temperatura e humidade adequadas. Parte da eficácia da estabilidade da temperatura é proporcinado pelo estético lago artificial que se vê na paisagem contígua à adega... inteligente, não é? E estéticamente eficaz.

O leque de produtos é bastante alargado, como é conhecido... nesta Casa experimenta-se muita para além da tradicional Baga. Eu adoro Baga... mas reconheço a importância que de ir produzindo além da Baga. Existem vinhos desta Casa excelentes e que se recomendam, conforme já temos divulgado, mas penso que existem 2 que são um bom cartão de visita para quem queira provar... Calda Bordaleza, de qualquer ano, e uma "brincadeira" que se chama Pinot Noir 2008. Mais há muito mais. Eu pessoalmente gosto muito do Diga, seja branco ou tinto, mas oportunamente vamos deixando aqui algumas sugestões.
Um agradecimento especial à Joana e restante equipa que com a reconhecida simpatia nos recebeu e ciceronizou até ao almoço.

Por falar no almoço... Restaurante "O Rafael" em Bustos... deixo que as imagens expliquem:


Bacalhau... nem sei o nome, mas era à antiga e de excelente confecção.
O bacalhau ferveu ainda uns 2 minutos à mesa...

Alvarelhão 2011
Arinto 2010 Barrica



1 comentário: