Translate

domingo, 8 de julho de 2012

Manuel Correia Grande Reserva 2006

Característica diferenciadora: Equilibrio


Preço: 9,5€

Onde: Garrafeiras especializadas. Sei que existe na Garrafeira Nacional em Lisboa com o preço apresentado
Nota pessoal: 17

Comentário: Após provar o Branco, que me impressionou pelo equilíbrio, fiquei cheio de curiosidade para provar os tintos. Vinho aberto para um jantar, sem que o rótulo fosse mostrado. Em ambiente descontraído e onde o vinho não era o motivo do jantar. Imediatamente após as primeiras provas, a conversa era interrompida por "que vinho é este? É bom..." e a verdade, é que é mesmo bom.

Escuro ainda na cor e denso. Lágrima muito evidente. Cor de cereja escura.
Tem aromas de madeira de boa qualidade e aparas de lápis. Sabem aqueles aromas de escola primária quando se afiavam os lápis no caixote do lixo no canto da sala? É esse o aroma. Na boca parece-me evidente a maior proporção, ou maior contribuição da Touriga Nacional, mas sem os exageros comuns nesta casta. Muito volumoso e com algum adocicado que lhe dá alguma piada. O vinho muda muito ao longo da prova, sinal que ainda está para "lavar e durar" na cave. Muda, evolui os aromas, oscila de ligeiro floral para aparas de lápis, e de vez em quando, faz-me lembrar madeira de cedro, quando é verde.
Fruta de ameixas muito maduras, daquelas escuras, estilo abrunhos.
Frescura muito apreciável e de louvar. Gosto muito e recomendo.
Se atentarmos à relação preço/qualidade, não me recordo de muitos vinhos (menos duma mão cheia), cujas competências para prova imediata, capacidade de envelhecimento ainda sem problemas e qualidade do vinho, que custem menos de 10€... por mais 50% do preço encontram seguramente vinhos que não têem a estrutura que este tem... por isso a recomendação é comprem, antes que acabe.

Parabéns ao produtor Manuel Correia. Confesso que desconhecia por completo. A avaliar pelos vinhos que provei e pelo preço de mercado, tenho certeza que ao longo dos anos tornar-se-à num rótulo bastante conhecido.

E obrigado ao restaurante Novo Manjar na Amadora e ao carismático "Luis" que me pôs em boa hora o vinho branco na mesa!
Provador: Mr. Wolf



Sem comentários:

Publicar um comentário