Translate

domingo, 14 de outubro de 2012

Quinta da Bacalhôa 2010 Tinto

Característica diferenciadora: Delicioso e com muita classe.
Preço: 15€

Onde: Distribuição em geral
Nota pessoal: 17,5

Comentário: Sempre um excelente produto. Vinho que se pode normalmente pedir na restauração, na ausência de Carta de Vinhos cuidada... porquê? Porque normalmente é muito bom, e mesmo que esteja esquecida, aguenta-se muito bem! Este de 2010, foi assim que o provei este ano, que me obrigou a procurá-lo nas feiras. O vinho está extraordinário. É o melhor Quinta da Bacalhôa que já bebi.
Cor muito viva e nariz muito elegante. Ligeira fruta vermelha, e notas de pimento e especiarias muito envolventes. Na boca, a fruta consegue incialmente sobrepor-se ao lado mais vegetal e picante. É muito guloso. Compotas encarnadas. Quase morangos. Delicioso. Quando a vertente mais vegetal ganha espaço, então o paladar frutado ganha mais espaço e os "picantes" deliciam-nos. É muito bem balanceado. Fica quase "sedoso". Quase não se dá pela acidez. O álcool é imperceptivel e a madeira está muito bem integrada. E o vinho é duma concentração em fruta "no ponto".
Muito, muito bom. E na cave deve melhorar bastante. Mas beba-se já algumas.
Provador: Mr. Wolf

3 comentários:

  1. Caríssimo,
    Concordo plenamente com sua frase de entrada: "Sempre um excelente produto"! Em algumas safras a madeira aparece mais do que deve, mas mesmo assim, o vinho se supera. Bom saber que o 2010 está tão bom. Vou buscá-lo.
    Abraços,
    Flavio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Flávio,

      é verdade. É sempre muito bom, sem ser excepcional, e aguenta cave sem medo. Já bebi algumas vezes Q Bacalhôa com mais de 15 anos e mantêem-se vivos. Experimente que vai gostar. Está muito guloso. Para mim, à excepção do Poeira CS (Edição específica de Poeira com Cabernet Sauvignon no Douro, em 2007 acho eu) é o melhor Cabernet Sauvignon Português. O Bacalhôa tem também Merlot, mas é o CS que se manifesta mais.
      Um abraço

      Eliminar
  2. Mr. Wolf,

    foi uma excelente surpresa este Bacalhôa ...

    ResponderEliminar