Translate

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Quinta do Portal Vintage 2004

Característica diferenciadora: Elegante

Preço: 25€

Onde: Distribuição em geral

Nota pessoal: 17,5

Comentário: Foi com muita curiosidade que abri este Vintage... adquirido há uns anos na distribuição (Jumbo, acho eu), única na Garrafeira... saiu de lá há umas semanas, preparada para ser aberta num jantar, mas acabou por ser mais tarde... e foi uma excelente surpresa.

Tem uma muito bonita, escura, azulada e muito escura e brilhante... laivos de rubi ligeiros junto à superfície do copo, mas de corpo negro. Muito apelativo. Parece o acabamento que se dá a determinado mobilário de estilo denominado "Preto Piano", estão a ver? É mais ou menos isso, mas adaptado ao vinho.
Nariz muito complexo... verde, químico com aromas de farmácia. Densidade perfeita. Nada de modas de "doçuras"... é verde. Nariz de tinta da china... sim, aquele aroma da tinta das Rotring antigas, ou do "tira-linhas" para os mais rigorosos.

Na boca é muito, mas muito elegante. Os aromas de alecrim, rosmaninho e alfazema misturam-se na prova de boca proporcionando uma sensação de frescura, muito pouco comum num Vintage tão recente. E se estava nesta garrafa Vintage para guardar... Muito "aveludado", sem excessos de açucar. Muito fresco. Final de boca interminável, sempre num registo leve, "escorreito". E sente-se a acidez bastante bem integrada no lado mais vegetal e verde, mas vestida de veludo que é a sensação que transmite na língua. Não seca. Muito, muito interessante.

Vinho para ser provado de novo. Tenho só de encontrá-lo.

Provador: Mr. Wolf

Sem comentários:

Enviar um comentário