Translate

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Casamentos e Vinhos...



Porque é que cada vez que vamos a um casamento onde o noivo e a noiva não nutrem um especial interesse por vinhos, somos presenteados por escolhas absolutamente desastrosas no que concerne à refeição e restante festa?
Voltou a acontecer este fim de semana.


Primeiro capítulo...
Na mesa entre amigos, olham para nós, como todos sabem que mandamos uma larachas sobre o assunto, e perguntam: "então, e o vinho, que tal?". E eu, sem querer ser indelicado lá respondo "bem, bebe-se, não é grande coisa, mas pronto..."; aí é que entra aquele nosso amigo que diz "pois, lá estás tu com essas frescuras de eno-chato". E segue-se a simpática, por vezes com picos de exaltação, discussão sobre o tema...
Depois, vem o empregado e pergunta, com o copo ainda a meio: "Então não bebe o resto?"


Segundo capitulo...
Alguém consegue beber Espumante com Bolo dos Noivos? quem conseguir que me diga. É das poucas combinações gastronómicas que considero horripilante...


Conclusão...
Bem sei que os custos de um casamento são altos e tudo somado, é uma fortuna. Deparamo-nos por isso nos vinhos, com escolhas baratas, vinhos brancos e tintos que nos supermercados custam à volta de 2-3 euros, e que por vezes até deveriam ser boas escolhas, mas como são escolhidos ou pelos noivos, ou pelo próprio catering, muitas das vezes pelo preço, nem se quer entram em conta se fica bem com o prato ou não. Um vinho branco sem madeira, com um bacalhau por exemplo, ou um tinto jovem com um prato de carne estufada.
Com estas escolhas... tudo a perder.
E nem se trata do experimentar algo de diferente, porque o faço. Bebe-se bons vinhos abaixo de 3 euros, excelentes compras, mas muito vinho mau também. O mesmo se passa com vinhos caros, mas a meu ver com menor hipótese de erro.
Não quero parecer chato ou fundamentalista nestas coisas. Não quero propor aqui nenhuma revolta contra este tema, nem tão pouco tenho a solução milagrosa para isto. Há no entanto várias coisas que hoje em dia me caracterizam e creio que a muitos como eu:
1º: se gosto de beber bem, já não tenho de me sujeitar a beber mal...
2º: se os meus amigos sabem que gosto do tema, liguem-me a perguntar a minha opinião...
3º: se até tenho alguns contactos, liguem-me para aconselhar boas compras e locais onde o fazer...
Tudo isto, com muita humildade... ( é outro dos temas sobre o qual também escreverei em breve...)




6 comentários:

  1. De facto é um problema com o qual nos debatemos... pior ainda é quando nos solicitam opinião e tu percebes claramente que para a emitires existe um longo... muito longo, caminho a percorrer pelo teu interlocutor para sequer perceber o que dizes com o "vinho está quente"... eu normalmente efectuo uma triagem, e pergunto-lhe "que vinhos, por exemplo um, que gostes?" E já ouvi muita coisa... ouve um que até me disse que bebe muitas vezes casal da eira e que nem é muito mau. O ideal é propor-lhes desafios. E nos casamentos, normalmente só bebo o branco.

    ResponderEliminar
  2. Acho que hoje em dia só não tem bom vinho no casamento quem não quer. E quando digo bom vinho, estou a rotular um vinho agradavelmente bebível.

    Não é preciso ser um grande conhecedor de vinhos para efectuar uma escolha razoável, ai talvez... pelos 4 euros.

    Efectuei uma pequena pesquisa na garrafeira nacional onde escolhi como critério de selecção um valor entre 1€ e 4€, os resultados são estes , que aqui escrevo:

    Tintos:

    Monte Velho 2007
    Quinta de Pancas 2005

    Brancos:

    Periquita 2008
    Solar das Bouças Verde 2008

    São escolhas que podem muito bem servir, um casamento, tendo em conta que para um numero considerado de garrafas seria possível descer o valor e aumentar a “qualidade”.

    ResponderEliminar
  3. Ora aqui está um tema muito apropriado para este fórum.Os vinhos que todos bebemos num casamento!!!

    ResponderEliminar
  4. Se todos têm aquela ideia que somos uns apaixonados pelo nectar, porque raio é que nos perguntam durante o casamento se o vinho(normalmente mediocre), é bom?Sempre me fez confusão, mas ainda bem que alguém partilha deste sentimento!!

    ResponderEliminar
  5. Melhor ainda é quando alguem, normalmente familia dos noivos, diz "epá que grande vinho que aqui temos, tenho ver se arranjo algum para comprar", e neste momento o vinho que tu já estas a evitar , torna-se insuportável , e tomas um atitude que é beber, mais água.

    Realmente gostos nao se discutem.

    ResponderEliminar
  6. Não podia estar mais de acordo com as vossas opiniões.
    Quem é o Anónimo?

    ResponderEliminar