Translate

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Dow´s Vintage 2007


Característica diferenciadora: Elegância, harmonia e poder

Preço: 130

Onde: Garrafeira Nacional

Comentário: Tive a oportunidade de beber vários Vintages de 2007. Gostei muito do Grahm´s mas o Fonseca foi o que mais prazer me deu a beber. O Grahm´s num estilo mais doce, o Fonseca num estilo mais sóbrio e mais seco.

Já tinha bebido por duas vezes o Vintage de 2007 da Dow´s. Sempre o achei muito bom mas não fabuloso. Quando o bebia lembrava-me sempre de outros de que tinha gostado mais. Mas, como não há duas sem três, agarrei na última garrafinha que tinha lá em casa e, de véspera, coloquei-a na vertical para que o sedimento ficasse alojado na base. Decantei 3 horas ates de servir e mantive a temperatura de serviço controlada. Depois, bem …depois foi a perfeição! Um Vintage cheio de fruta, com muita acidez, taninos muito finos e maduros. Guloso. Super harmonioso. Denso e elegante. Monumental. Um Vintage novo perfeito!

Nota: este foi o vinho, de todos os que já bebi, que mais prazer me proporcionou!

Provador: Bruno Miguel Jorge

5 comentários:

  1. Caro Bruno,
    Minha experiência com Vintages é limitada, mas lembro-me de ter bebido um Graham's 1985 que marcou-me como sendo um dos melhores vinhos que já bebi. Tentei adquirir o Dow's 2007, mas depois que ele levou 100 pontos da Wine Spectator, ficou praticamente impossível. É bom saber que realmente trata-se de um grande vinho.
    Abraços,
    Flavio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Flávio,

      quando bebi o vinho tirei as minhas notas, teci os meus comentários e pensei para comigo: "como é que eu vou escrever sobre isto? Faltam-me adjectivos e conhecimento sobre vinhos, e mais precisamente sobre Vinho do Porto, para lhe poder fazer justiça". Mesmo assim avansei! Quando fazia o comentário ao vinho tive vontade de colocar somente a palavra perfeição! É um Vintage novo modelar em todos os aspectos.

      O Grahm´s Vintage de 85, bebido no incio de Dezembro do ano passado, não me deixou recordações boas.

      Abraço,

      Bruno

      Eliminar
  2. Caro Bruno,
    Fico com água na boca só de imaginar esse vinho. A propósito, já provaste o Duorum Vintage 2007? Tenho um na adega e pensava em abri-lo, mas fico na dúvida se não está muito novo. Aprecias um Vintage sempre com um bom Serra da Estrela?
    Abraços,
    Flavio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Flávio,

      bebi o Duorum Vintage 2007 em Dezembro de 2011. Lembro-me que gostei bastante e que está pronto para ser bebido com muito prazer. Atenção ao Duorum Vinatge de 2009: um super vinho! Gosto especialmente de acompanhar Vintages novos com queijos azuis e queijos de pasta dura (Terrincho, Alentejanos secos). Para o Estrela gosto de um branco com madeira, como por exemplo o Pasmados 2008, que dá uma prova monumental com este tipo de queijos.

      Abraço,

      Bruno

      Eliminar
    2. Obrigado pelas dicas, Bruno! Tentarei encontrar o Duorum Vintage 2009. Ainda não o vi na importadora, apenas o Vinha de Castelo Melhor 2008 (que dizem ser também muito bom).

      Abraços,

      Flavio

      Eliminar