Translate

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Quinta da Dôna 2001

Característica diferenciadora: Frescura e longevidade

Preço: 25€


Onde: Garrafeiras especializadas

Nota pessoal: 17,5


Comentário: Bom...dado o mote com um grupo de amigos para uma Prova Cega subordinada a temas escolhidos caso a caso, esta Quinta da Dôna 2001 foi levada para uma retrospectiva ao que foi 2001. Era o tema.

Excelente mesa para acompanhar os 3 vinhos... aguardava um lombo de porco preto assado no forno, minunciosamente confeccionado pelo caríssimo Bruno...3 decanter... minúncia na abertura sigilosa das garrafas, peculiaridades com a temperatura e, enfim, os 3 para a mesa (provado em conjunto com Luis Pato Vinha Pan 2001 e Reserva Especial Ferreirinha 2001).

Ataque ao copo com a idade a evidenciar-se pela cor já ligeiramnete acastanhada. Natural... uma dúzia de Primaveras pesa a todos...
Frescura na boca. Notas de café e algum (muito ligeiro) cabedal.
Compota doce de frutos encarnados no palato, sempre acompanhado de excelente frescura e acidez.
Nuances químicas, com notas de farmácia ligeira a dar um pouco mais de profundidade à prova.
Muito giro e muito bom.
Sempre muito fresco e vivo. Especiado.
Os 4 provadores de "serviço" foram unânimes, às cegas, a atirar "Bairrada" para a região provável, o que atesta a personalidade e genuinidade deste vinho.

Um grande vinho num bom ano!

Provador: Mr. Wolf 



1 comentário:

  1. Sem qualquer tipo de tratamento ou refinamento, ficam as minhas impressões tomadas na mesma prova a que se refere o Mr. Wolf.

    1ª volta: Se não soubesse antecipadamente o ano em causa nunca diria que o vinho era de 2001. Cor muito intensa, não muito persistente mas fresco.

    2ª volta: Baga, mas com madeira nova, taninos e intenso qb

    ResponderEliminar