Translate

sábado, 23 de fevereiro de 2013

José De Sousa Mayor 2008


Característica diferenciadora: Textura

Preço: 20€ 


Onde: Garrafeiras especializadas

Nota pessoal: 17,5


Comentário: Muitos anos volvidos... volto a provar um José de Sousa Mayor.
Vinho com muita tradição, fermentado em tradicionais ânforas de barro alentejanas, sempre muito elegante e tradicional... pelo menos, era! 
Este de 2008 destaca-se imediatamente pela apresentação da garrafa. Pessoalmente gosto. Passando ao vinho:

Apresenta uma cor bastante escura, sem ser muito denso. Opacidade adequada. Menos leve que os mais "antigos"...Alguma barrica presente nos aromas, e cacau... daquele amargo. E notas de alguma caruma verde. Engraçado. 
Atentando na garrafa, para perceber o que compunha o vinho, vejo com surpresa 65% de Grand Noir, 20% de Aragonês e 15% de Trincadeira....investigando descobri que a reconversão eficaz da Grand Noir permitiu que tenha actualmente maior proporção no lote do que antigamente.
O vinho tem uma personalidade muito própria, não se desvinculando do tradicional Alentejo, mas com uma "garra" muito peculiar. As notas mais verdes (imagino que seja daí) do Grand Noir dão-lhe muita piada. Eu gostei muito do vinho. Muito texturado na boca e com elegância qb.
Deve evoluir bem em cave nos próximos 10 anos... dependendo do que se procura num vinho. Se gostam de sensações vincadas... bebeam agora até 2015.

Nota: não se enganem com a informação em alguns sites na internet onde associam a Grand Noir ao sinónimo em Portugal para Baga... a Grand Noir é uma casta tintureira, descendente do Alicante Bouschet. Não tem nada a ver com Baga pelo que me explicaram.


Provador: Mr. Wolf 

2 comentários:

  1. Caro Mr. Wolf,
    Que ótimo ter informações sobre esse José de Sousa Mayor. Estou com uma garrafa do 2007 em minha adega e pelo que escreves, terei boas experiências com ela.
    Abraços,
    Flavio

    ResponderEliminar
  2. Alo Flávio,

    Sim, e 2007 deve estar fantástico. É um bom vinho, sem excessos. Eu gostei muito. Ainda tenho outra que vou guardar uns anos!

    Amanha coloco uma que bebi ao almoço que estava delicioso tambem, apesar dos 12 anos... Quinta do Carmo Reserva 2001.

    Um abraço.

    ResponderEliminar