Translate

domingo, 14 de outubro de 2012

Quinta de Pancas Reserva 2009

Característica diferenciadora: Uma bomba!
Preço: 10€(!!!)

Onde: Distribuição (comprada na Feira de Vinhos do Jumbo)
Nota pessoal: 17,5

Comentário: Muito cuidado com este vinho.
Comprei na feira pela referência dum amigo que me tinha falado nele. Comprei pela curiosidade de voltar a provar vinhos desta casa. Sendo referenciado então, melhor ainda.
Cor rubi escura e notas de fruta escura, mas muito "clean". Fresco.
É no entanto na prova de boca que a qualidade deste vinho se manifesta... delicadíssimo.
Muito, muito bem "educado".
Tudo está perfeitamente harmonizado e na proporção correcta. Impressionante é que se percebe muito bem que a cave só o vai fazer melhorar, ganhar mais estrutura e passar para outra dimensão.
Muito elegante, madeira muito bem integrada, ligeiro vegetal na boca e picante qb. Talvez não seja picante, mas especiarias com fartura, equilibradas com um "aveludado" muito interessante sem ser nada cansativo.
Excelente surpresa. A melhor surpresa das Feiras dos Vinhos deste ano.
Gostei muito. Comprar à vontade!
Provador: Mr. Wolf

7 comentários:

  1. Caro,
    Todos os vinhos da Quinta de Pancas que apreciei até hoje me deram satisfação. Gosto muito deles, que ainda por cima, têm bom preço aqui no Brasil. Espero que meus compatriotas brasileiros não confundam vosso elogio "Uma bomba" com a conotação que daríamos aqui, ou seja, uma vinho ruim, ou então, super concentrado.
    Abraços,
    Flavio

    ResponderEliminar
  2. Olá,

    obrigado! Não coloco mais "Bomba" sem explicar... por "Bomba", queremos dizer que sem estarmos à espera, aparece um vinho muito elegante e cheio de personalidade. É o melhor Quinta de Pancas que já bebi. Onde compra vinho Português aí? Em garrafeiras especializadas? Restaurantes?

    Obg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo,
      Tentarei encontrar o vinho aqui. É muito fácil achar vinhos de outras nacionalidades no Brasil, em particular, no estado de São Paulo. Há muitas importadoras, inclusive especializadas em vinhos de determinadas nacionalidades. Eu, geralmente, compro vinhos na Mistral (www.mistral.com.br), Vinci (www.vincivinhos.com.br), Adega Alentejana (www.adegaalentejana.com.br), World Wine (www.worldwine.com.br), Qualimpor (www.qualimpor.com.br - criada por João Roquette e onde se encontra vinhos do Esporão e Crasto), Decanter (www.decanter.com.br), Épice (www.epice.com.br) e Expand (www.expand.com.br). Há também inúmeras garrafeiras especializadas que vendem vinhos de diferentes nacionalidades, inclusive, uma virtual que dispõe de uma lista bastante grande (www.wine.com.br).
      No entanto, como deve saber, pagamos muito caro pelos vinhos aqui, pois os impostos são terríveis!
      Abraços,
      Flavio

      Eliminar
  3. Caro Mr. Wolf,

    este vinho é de facto qualquer coisa de muito interesante e tem uma relação preço/ qualidade practicamente imbatível. Sou um fã assumido de Pancas e dos vinhos da Companhia das Quintas. Gosto bastante dos Fronteira Reserva e Grande Reserva (nestas colheitas mais recentes já com a mão do Jorge Serodio Borges, senão estou em erro)e gosto muito do Morgado de Santa Catherina, um hino ao Arinto e ao que de melhor se faz em Bucelas(senão mesmo Portugal).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Bruno,
      Acabei de beber o Fronteira Reserva 2008. Uma beleza! Logo postarei. Muito rico e deve evoluir muito bem nos próximos anos. Não sabia que um dos enólogos é Jorge Seródio Borges. Tive o prazer de conversar várias vezes com ele em eventos no Brasil. Além de ser um grande enólogo, é uma das pessoas mais educadas que conheci.
      Abraços,
      Flavio

      Eliminar
  4. Tenho de provar o Fronteira... Nunca bebi!

    ResponderEliminar
  5. Caro Mr. Wolf,
    Acabei de encontrar esse vinho a bom preço aqui no Brasil e já o adquiri. Além disso, eles têm toda a linha da Quinta de Pancas. O que me você diz dos outros vinhos como o de entrada, Seleção do Enólogo, Grande Escolha e Touriga Nacional?
    Abraços,
    Flavio

    ResponderEliminar