Translate

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Mouchão 2006


Característica diferenciadora: Qualidade pura e doçura

Preço: 29


Onde: Garrafeiras especializadas e distribuição

Nota pessoal: 18,5


Comentário: Depois de se provar um Poeira 2009, um Quinta do Portal Grande Reserva 2007 e se quer dar uma espreitadela no Alentejo, o que provar a não ser um Mouchão na sua juventude? Exacto. Foi o que fizémos, com uma de 2006... Cor ameaçadora de sangue de boi escuro! Vivíssima.

Denso e opaco...Cheira a Mouchão. Aquele adocicado característico. Se Alicante Bouschet fosse uma peça de carne gourmet, a do Mouchão é o melhor filet mignon que se pode provar. É um hino à perfeita maturação e colheita desta casta.
Muita fruta vermelha. Notas muito engraçadas de fruta verde também. Tarte de maça à Inglesa. Misto de bolo inglês com uma verdura interessantíssima. Equílibrio suculento de doces vermelhos com alguma verdura.
Acidez notável... sem estar evidente, existe. Muito fresco, nada cansativo. Cetim.
Com o arejamento, a fruta ganha contornos mais espessos. Abrunhos maduros...

Excelente tinto e do melhor que se faz no Alentejo e em Portugal.

Provador: Mr. Wolf 

6 comentários:

  1. Caríssimo,
    Para quem é apreciador de grandes vinhos portugueses, suas postagens são uma verdadeira tortura! No bom sentido, claro. Fico aqui imaginando esse Mouchão acompanhando uma bela carne na brasa...
    Abraços,
    Flavio

    ResponderEliminar
  2. Flávio e Mr Wolf,

    Alicante Bouschet (apesar de ter uns pozinhos de Trincadeira) com esta qualidade que o Mouchão faz só conheço o do produtor J. Bastos, da Quinta de Dona Maria em Estremoz. A diferença é que no Mouchão faz-se isto regularmente (será que estou a falar de terroir?) enquanto que a Quinta de Dona Maria , salvo erro, só fez em 2004 e 2007.

    Lembro-me que foi o último vinho que bebemos e que não ficou uma única gotinha ... julgo que isso quer dizer alguma coisa. Grande vinho!

    Abraço,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caros,
      Provei o Julio Bastos 2004 no ano passado e o tenho até hoje em minha mente. Que vinho! Concentrado, poderoso, de mastigar, mas sem perder a alma.
      Abraços,
      Flavio

      Eliminar
  3. É verdade,

    Mouchão é de facto sempre um grande vinho. O do J.Bastos que o Bruno fala nunca provei... é um vinho muito guloso e de grande qualidade em qualquer mesa do mundo!

    Flávio,

    marque uma viagem a Lisboa que arranjamos-lhe sem dificuldade um programa de torturas de 1 semana que não se esquecerá...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo Mr. Wolf,
      Não posso recusar tão gentil convite! Tenho uma grande falha em minha vida, que é nunca ter ido a Portugal. Mas espero logo corrigi-la. E com direito à uma semana de torturas enofílicas a tentação aumenta.
      Muito obrigado pelo convite. Vou me programar.
      Um grande abraço,
      Flavio

      Eliminar