Translate

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Quinta do Vallado Touriga Nacional 2007

Característica diferenciadora: Touriga Nacional excelente

Preço: 19
€ (aproximadamente)

Onde: Garrafeiras especializadas e distribuição

Nota pessoal: 17


Comentário: Depois de 3 ou 4 anos na crista da onda do sucesso, é tempo de provar com outra atenção um Vallado Touriga Nacional de 2007.

2007 é um ano de excelentes vinhos no Douro, embora com prova difícil actualmente (na minha opinião).
Touriga Nacional é a casta mais "vaidosa" do Douro... pelo menos é como a percepciono. É conhecida e faz-se por ser conhecida, independentemente das suas qualidades. E é Portuguesa, o que por si só associado à qualidade inequívoca que tem, merece respeito acrescido. No entanto, normalmente não morro de amores pelos Touriga Nacional que se encontram no mercado. É raro.

Não é o caso deste. Este foi o primeiro Touriga Nacional da Quinta do Vallado a saltar para os palco dos >94 pontos da Wine Spectator. 

Consecutivamente andava perto dos 92 e desde 2007 teve 94, 95 e 95 em 2007, 2008 e 2009 respectivamente. A título de exemplo, o Quinta do Vale Meão em 2007, 2008 e 2009 teve respectivamente 95, 95 e 93 pontos na mesma revista da especialidade... e isto para chegar onde?


  • É um excelente vinho.
  • Tem reconhecimento internacional e agrada a mercados de novo mundo sem se descaracterizar do seu berço Duriense.
  • Não se deve comparar a título de exemplo com o Quinta do Vale Meão, sendo no entanto óbvio que questões de preço e questões de apreciação e pontuação são muito mais subjectivas do que parecem.
Porque sempre gostei em geral dos vinhos da Quinta do Vallado, tenho seguido com atenção este em particular pelas razões apontadas anteriormente... e foi com bastante curiosidade que provei esta no passado mês de Dezembro.

Nariz com algumas notas florais... sem exageros. Cor rubi escura de densidade média. Perdeu a robustez de cor e nariz que tinha. Amadureceu e atenuou o seu vigor.
As notas de madeira encontram-se presentes, sem no entanto marcar a prova. O vinho está bastante equilibrado. Muito acetinado na boca, mostra algum cacau... mais familiar do que cacau, são bomboms.
Ligeiro alecrim ou algo semelhante, fresco e "campestre".
Curiosamente, mantém nos aromas o carimbo de Douro. E ainda bem.

Está muito bem e pronto para beber. Beba-se agora, na minha opinião, pois acredito que nos próximos anos não ganhará encantos que compensem o prazer que dá prová-lo já.

E muito parabéns à Quinta do Vallado, pelo trabalho desenvolvido, pela qualidade e consistência além dos preços adequados.


Provador: Mr. Wolf 

1 comentário:

  1. Caro Mr. Wolf,
    Tenho provado seguidamente os Quinta do Vallado, tanto o Touriga Nacional, quanto o Field Blend. Bebi o Touriga 2007 há dois anos, e achei excelente. Sem dúvida, um ótimo vinho, por um valor muito adequado.
    Abraços,
    Flavio

    ResponderEliminar