Translate

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Quinta das Bágeiras Garrafeira Tinto 2003

Característica diferenciadora: Tudo!

Preço: 20€ (o de 2004, este era mais caro mas não sei quanto custa actualmente)

Onde: garrafeiras especializadas

Nota pessoal: 18,5

Comentário: Enfim... depois há disto. Pode-se beber... e beber...e provar milhares de vinhos em Portugal, mas muito poucos têem a qualidade e carácter destes Garrafeiras. Ponto final, parágrafo.

2003. 9 anos. Cor escura, intransponível, limpa. Aromas imediatos de mirtilos esmagados. Frutos encarnado escuros, silvestres.
Rapidamente o nariz recebe ao lado da fruta um aroma de humidade, bosque, pinhal que acabou de chover quando está algum calor.
Lenha arrumada na garagem.
Algum fumeiro.
Erva doce e muito vegetal depois.

Cheio de coragem, enfrento a boca dele, pois conheço-os bem de outros anos e temia um néctar ainda adverso à lingua, e surpresa... cetim. Note-se que tive o cuidado de o decantar 1 hora... mas ainda assim... bom, fino e de final longuíssimo. Ficamos a salivar.
Sabor vegetal, de ervas e fruta ligeira. Vinho de inverno. Não tem nada, mas nada a ver com as modas com que o mercado Americano convidou os produtores de todas as regiões do mundo a produzirem vinhos com perfis idênticos. Nada a ver com isso. Aqui é baga pura e dura.  Alíás, o vinho é duro. Mas duma capacidade gastronómica notável. Aguenta-se com qualquer assado, picante, especiado, o que quiserem. Mas recomendo-o, por estranho que pareça com uma boa confecção de inspiração italiana, de massa, com tomate, queijo, etc. O vinho tem acidez para dar e vender, e mantém-se sempre no mesmo registo de evidência do seu perfil no palato. É a comida que se adapta a ele. É um vinhão.

Nota: actualmente, encontra-se na Garrafeira Nacional à venda o de 2004 por cerca de 20€... não desperdicem. Este de 2004, porque a maior parte das pessoas não sabe, saiu no mercado há pouco tempo, posterior ao de 2005, por exemplo. Porque estes Garrafeiras são assim... e é de louvar.

Provador: Mr. Wolf

6 comentários:

  1. Boa tarde. comprei esta mesma na Garrafeira Nacional (depois de ler o V/ comentário), mas só consegui uma. Espero que seja tão bom quanto as expectativas criadas.

    ResponderEliminar
  2. Olá. A temperatura e a decantação é importante...
    A recomendação é que coloque o vinho 15 minutos no congelador (15 exactamente) e depois o decante cerca de 1 hora antes de o servir. Prove quando o abrir e 1 hora depois de decantado para ver a diferença...
    É um vinho extraordinário e duma personalidade única.

    Boa prova! Depois diga como foi!
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Tenho hoje um jantar de amigos e pedi para me decantarem 2 garrafas com umas 4 a 5 horas de antecedência. Será de mais ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Paulo (desculpe o anterior comentário dirigido a "Pedro", mas escrever num iphone às vezes dá nisto...), então que tal correu a prova das 2 garrafas??

      Eliminar
  4. Olá Pedro. Eu decantaria 1 garrafa 2 horas antes e a outra 1 hora antes. Assim pode ver a evolução. Cuidado com a temperatura... Quando as decantar devem estar frias... Estilo 12 graus, e ficar num local sem ser o frigorífico pelos cheiros que não suba dos 18 graus. Outra alternativa é decanta-las 2 horas antes e voltar a colocá-las nas garrafas... E frigorífico fechadas. 45 minutos antes de beber, decante então para a sala. O risco é no decantar o vinho ficar a mais de 18 graus... Uma casa facilmente está a mais de 20 graus! Depois diga como está!

    ResponderEliminar