Translate

domingo, 24 de junho de 2012

Tapada do Chaves Reserva 2009

Característica diferenciadora: Quente


Preço: 13€

Onde: distribuição
Nota pessoal: 17,5

Comentário: Voltou o Tapada do Chaves... como não acreditei a primeira vez que provei este novo rótulo, comprei mais umas 3 ou 4 para ir provando até ter certeza e colocar no blog. Voltou.
Para quem não faz ideia, os Tapada do Chaves de 1994 até 1997 (os que tive oportunidade de beber frequentemente na década passada) eram vinhos duma identidade própria única no panorâma Alentejano e mesmo nacional. Nariz inconfundível e textura densa, sedosa e de veludo inconfundíveis. 98,99,00,01 e etc... podiam ser bons, mas não tinha nada a ver. Nada. E com muita pena minha, especialmente depois da desilusão que foi uma "edição" "W", salvo erro, de 1999 que abordei com muita expectativa, nunca mais insisti, pois sempre que bebia, eram bons, mas semelhantes a tantos outros. Até que, sem saber porquê, voltou o carácter do vinho neste Reserva de 2009. Vinho capaz de nos levar a fazer km a restaurantes que sabemos que os têem...

Bom, aroma inconfundível da Trincadeira, que assume neste vinho o seu expoente máximo aromatico. Picante, vegetal. Boca ainda a pedir descanso em garrafa, mas já capaz de se provar... se for como os anteriores, vai ganhar uma dimensão de veludo. Obrigatório comprar 2 garrafas. 1 para provar e 1 ou mais para guardar.
Excelente.
Provador: Mr. Wolf



Sem comentários:

Enviar um comentário