Translate

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Colinas Principal 2007


Característica diferenciadora: Volume e frescura

Preço: 18€


Onde: Garrafeiras especializadas

Nota pessoal: 17,5

Comentário: Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon e Merlot... não é o cartão de visita da Bairrada, mas acreditem... o terroir está lá. 

Em nada é fácil, e puxa-se claramente as características mais "duras" destas castas... o Cabernet não apresenta as amiúde notas vegetais, a Touriga Nacional não vem com aqueles ventos florais enjoativos e o Merlot não cheira a "matança"! Não... 

Escuro e denso a cair no copo, os primeiros aromas são de espargos... sim, espargos verdes. Mistura estranha entre o sabor do que os espargos têm e o seu aroma.

Acetinado e com muito volume. Fresco mas com muita dimensão na prova. Austero qb. Acidez secundária a volume imediato na prova. Vinhão, comedido e claramente muito polido por barrica de muito boa qualidade. Fruta escura sem ser a actriz principal.

Sem nunca ser enjoativo, ou chato, não prima pela elegância. Vinho difícil de casar com comida... bebe-se bem a solo, mas parece-me bom para caça, ou pratos de confecção simples mas com azeite. Mas é um vinho sui generis.

Vinho diferente do que se encontra em Portugal, especialmente na Bairrada, mas muito bom. Muito bom, mesmo.

Gostei muito.

Provador: Mr. Wolf 

1 comentário:

  1. Caro Mr. Wolf,
    Acabei de comprar uma garrafa deste 2007. Havia provado em uma degustação e gostado muito. Agora quero bebê-lo calmamente. Degustações sempre enganham (e geralmente, nos levam a subestimar os vihos). Talvez o beba acompanhando uma boa tira de picanha. Pelas características que descreves, devo gostar do vinho. Tenho guardada uma garrafa do 2005, cujo rótulo era mais sóbrio, sem as bandeirinhas.
    Abraços,
    Flavio

    ResponderEliminar