Translate

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Wine Penacova Meeting 2011 Openday - Vinhos que ficaram na memória e pontuações III


Análise de dados de vinhos provados no dia 3 de Dezembro
Amostra: painel WPM
                                                                                       Metodologia: Os vinhos foram servidos em copos Riedel, às temperaturas adequadas a acompanharrefeições de almoço e jantar. Posteriormente foi solicitado aos convidados e aos membros do Wine Penacova Meeting que atribuíssem pontuações de 0-20 dos vinhos provados durante o Openday. Esta solicitação foi efectuada por e-mail 3 meses depois.Se não se recordassem de algum dos vinhos, era preferível não colocar pontuação de forma a não prejudicar a consistência dos resultados.

Objectivo: Identificar quais os vinhos que deixaram memória nos distintos perfis de consumidor.

Porque somos diferentes na abordagem à prova de vinhos,o que procuramos aqui é verificar num conjunto heterogéneo de consumidores, com perfis distintos (género, idade, experiência ou ausência de experiência com vinhos) quais foram os vinhos que deixaram memória.O vinho é uma experiência essencialmente sensorial. O posicionamento de produto (preço) introduz uma experiência que altera alógica de racíocínio.Os detalhes dos preços não foram divulgados em rigor para não influenciar as opiniões.

Observação: os resultados apresentados são a média aritmética das pontuações atribuídas... as pontuações foram atribuídas pela memória que o vinho proporcionou. Não é pretensão nossa que os valores sirvam para categorizar os vinhos.
Não somos críticos da qualidade dos vinhos. Categorizamos aqui os vinhos que marcaram mais os consumidores e cujas experiências sensoriais foram mais positivas. E quais ficaram na memória. Os consumidores não sabiam que ía ser solicitada posteriormente uma avaliação.






Sem comentários:

Enviar um comentário