Translate

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Stanley (2009)


Característica diferenciadora: Tudo é diferente neste vinho. Pinot?

Preço: 8€


Onde: Garrafeiras especializadas

Nota pessoal: Não sei.


Comentário: Começar por onde? Não faço ideia... talvez pelo exercício à Tarantino de prova deste vinho... aberto Sábado à noite. Não gostei. Deixei (literalmente aberta  a garrafa) para o dia seguinte... provado com mais 3 pessoas... polémico. Uns adoram, outros ficam apáticos. Eu sou dos apáticos. Sem expressão. Esquecido (aberto) mais 2 dias... eis que chega a 4ª feira. E o vinho é bom. 4 dias aberto e mantém-se inalterável, rijo e "engomado", não há dúvidas da sua estrutura.

Então, comecemos por partes:

Adquirido na Garrafeira S.João em Benfica... em jeito de nota, foi a primeira vez que visitei esta garrafeira. Não prima pelo profissionalismo... mas tem rótulos interessantes e a preços adequados qb.

O vinho... curiosidade... ano não apresenta, nem região. 

Ataque de copo com cor de ginja pálido... perfil Pinot Noir.
Aromas... musgo, humidade, fruta pisada? Não! Nada disso. Mineral... álcool, ligeiro floral e muito, muito mineral... estranhíssimo. Podia ter notas de Touriga Nacional. No aroma. Mas o mineral da prova é blindado.

Ao longo dos dias a prova foi efectuada com atenção. O perfil é de muita personalidade e carácter... quer se goste ou não. Cor inalterável e aromas iguais! Sim... persistentes ao longo dos dias. Vinho que dá muita luta.

Aromas florais e de pedra molhada. Nada de fruta. Nada de madeira... eu pelo menos não encontro.
Boca... bom, a boca é fantástica. Estranho, mas não se fica indiferente à delicadeza e untuosidade do vinho. Muito calcário e secura qb. Nada de doçuras ou tostados... a cor muito ligeira e pálida, não avisa para a garra que tem na boca... mas é estranho. Precisa de comida.

E foi com comida adequada que se ergueu para um pódio muito especial este vinho... acompanhou um excelente Ratatui com peitos de frango grelhado, salpicados com chillis  de Moçambique onde este vinho mostrou toda a sua capacidade. Armadura de titânio para qualquer sabor, especiaria, condimento. Impenetravél na persistência e sempre, sempre como se acabasse de ser "engomado". Impressionante.

Não sei se adorei ou estranhei. Mas reconheço-lhe carácter e qualidade. A suficiente para comprar mais 3 garrafas para prova posterior... tipo daqui a 10 anos.

Vale todos os cêntimos pela diferença. Acredito que possa valer mais pela qualidade intrínseca. Mas tenho pouca experiência para o reconhecer. Vou dar-me tempo.

Provador: Mr. Wolf 




1 comentário: