Translate

domingo, 24 de março de 2013

Casa Ferreirinha Reserva Especial 2003


Característica diferenciadora: Terroir Casa Ferreirinha!

Preço: 50€


Onde: Garrafeiras especializadas 

Nota pessoal: 18


Comentário: Depois de duas experiências traumáticas nos últimos 9 meses com o Reserva Especial de 2001, há que provar o de 2003. E nada melhor do que numa prova cega, com um primo direito mais velho, o Quinta da Leda 2000 e um primo afastado mais jovem... o Adelaide 2005 da Quinta do Vallado. É um risco... mas como admirador e apreciador confesso que sou dos vinhos da Casa Ferreirinha, nada melhor do que enfrentar o tema.

E valeu a pena. Admito (com felicidade...) que tive azar nas duas garrafas do ano de 2001 que provei. 
Este de 2003, apesar de não me impressionar como as de 1997 ainda me impressionam, está fantástico e na minha opinião, ainda vai melhorar mais. É necessário compreender que estes vinhos Reserva Especial, melhoram pela harmonia que conseguem atingir. "Melhorar" neste exercício, não é serem mais expressivos de aromas, ou vigorosos no palato... não, nada disso... para isso há muitos vinhos novos para escolherem. "Melhorar" é atingir a leveza tão característica que estes vinhos têem, acetinados, harmoniosos como o nascer do sol nas praias das nossas magnífica praias no início do Verão. Nunca será o sol das 15h da tarde... mas aquecem como os primeiros raios de sol aquecem, por exemplo, nas nossas magníficas praias da Costa Vicentina. São graduações de aquecimento diferentes, mas para quem consegue visualizar a imagem, sabe que é muito mais reconfortante o aquecimento do nascer do sol que propriamente o das 15h. Estão a ver a metáfora? É isso mesmo. 

Cor rubi escura. Notas aromáticas ainda evidentes de barrica.
Ligeira tosta nos aromas. Especiado... e sim... este Reserva Especial sim... cheira a Ferreirinha.Não sei dizer o que é, mas sei identificar e gosto muito.
Algumas notas de cacau, ténue, fruta estilo cereja... e mais especiarias.
Na prova de boca é simplesmente excelente. Limpo o directo, frutado sem sobrematurações, ligeira untuosidade, quase que "amanteigado" e muito, muito equilíbrio.
Enche o palato, directo e de forma muito persistente desde a entrada de boca até ao final. Mantém-se sempre guloso quanto baste. Ligeiras notas especiadas e picantes, que lhe dão graça, mas sempre num registo bastante aveludado e com estrutura para muitos e excelentes anos de guarda.

Excelente Reserva Especial Ferreirinha.

Provador: Mr. Wolf 

Sem comentários:

Enviar um comentário