Translate

sábado, 5 de outubro de 2013

Quinta do Monte D´Oiro Reserva 2007


Característica diferenciadora: Elegância

Preço: 30€

Onde: Garrafeiras especializadas.

Nota pessoal: 18


Comentário:  Denso e escuro. Muito escuro. Fechado no nariz...
Decantar é obrigatório.
Aromas de carácter mais animal imediatos. Pêlo de animal. Há que esperar.
Não se procure nestes vinhos exuberâncias de barrica, fruta, ou expressões neuróticas do que quer que seja. Esperem-se sim vinhos que se bebem com muito prazer, sem nunca pesarem e que aparentemente são "simples". Mas não são. Há aqui muito trabalho e qualidade para que o resultado tenha esta personalidade tão única como os Reserva da Quinta do Monte D´Oiro nos acostumaram.

Prova de boca cheia de fruta encarnada, viva e sem estar muito madura. Acidez fina e taninos hiper polidos e "arrumados".
Simples de entrada na boca, complexo quando sai. Muito complexo. Muita estrutura e taninos firmes que crescem ao longo da prova.
Precisa muito de ar. Cresce muito. Ganha muito volume e complexidade.

O que impressiona mais neste vinho é sem dúvida a elegância e a capacidade que demonstra para nunca cansar durante a prova. Muito gastronómico e cheio de pormenores, sempre em redor de fruta encarnada, algum picante e uma acidez crescente que lhe dão muito volume. Ganha grip à medida que respira.
Acidez, barrica e taninos muito bem integrados convivem com muita vivacidade e fruta muito boa.

Na minha opinião, apesar de estar muito bem para consumo imediato, é de guardar e ir provando ao longo dos próximos 10 anos. A fruta que o vinho tem necessita estágio para se emancipar, e a elegância e estrutura de taninos garantir-lhe-ão seguramente provas de luxo nos próximos anos.

Provador: Mr. Wolf


4 comentários:

  1. provei-o há cerca de um ano e meio. não notei essa animalidade inicial... e não decantei, mas teve uma abertura prévia de uma hora. gostei bastante. "Simples de entrada na boca, complexo quando sai", é isso mesmo.

    ResponderEliminar
  2. Olá "L"!
    Desculpe o atraso na resposta! Confesso que é a primeira vez que encontro este aroma nestes bons Syrah... pode ter sido do momento e da garrafa em particular, é verdade... mas estava impecável. É um vinho que impressionae pelo bem que sabe sempre. É um excelente "value for money", apesar de não ser um vinho que custe poucos Euros... mas podendo experimentar, torna-se barato para o bom que é.
    Um abraço,

    ResponderEliminar
  3. Este vinho nunca falha. Quando se pensa que pode haver qualquer coisa que não está bem ou que falta um bocadinho de sei lá o quê, basta provar outra coisa qualquer para voltar atrás com o dito! Belíssimos vinhos!

    ResponderEliminar